Realizar o exame em um laboratório confiável é indispensável

A partir da lei Federal 13.103, promulgada em 2015 — também conhecida como Lei do Caminhoneiro —, o Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção se tornou obrigatório.

Esse teste é feito por meio do cabelo ou de pelos do corpo. Os profissionais que devem realizá-lo são aqueles que têm a Carteira Nacional de Habilitação nas categorias C, D e E, além dos contratados e demitidos de empresas por meio do regime CLT.

O teste, que evidencia se o condutor utilizou substâncias ilícitas em um período de até 180 dias, gera muitas dúvidas entre os profissionais. Entre elas, um dos principais questionamentos diz respeito ao resultado de exame toxicológico.

Por essa razão, neste post abordaremos 5 das principais questões sobre o resultado e a escolha de um laboratório confiável para que você tire todas as suas dúvidas. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

1. Para que serve o Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção?

Hoje, uma das principais razões da obrigatoriedade desse exame é em relação à segurança que ele oferece nas estradas nacionais, evitando acidentes e salvando vidas. O teste evita que os motoristas dirijam sob efeito de substâncias ilícitas, combatendo a violência no trânsito e o aumento do número de acidentes de maneira significativa.

Segundo uma pesquisa publicada pelo portal Estradas, muitos dos caminhoneiros que se envolvem em acidentes de trânsito estão conduzindo seus veículos sozinhos, utilizando drogas com o objetivo de suportar longas jornadas e permanecer acordados. O uso dessas substâncias aumenta significativamente o risco de cansaço e de cochilos inesperados quando o efeito passa.

Dessa forma, torna-se essencial a realização do Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção, sendo uma maneira de prevenir a exploração de profissionais e, acima de tudo, garantir mais segurança nas estradas.

2. Quais são os possíveis resultados do exame toxicológico?

Agora que você já sabe o que é e para que serve o exame toxicológico, está na hora de entender a usabilidade dele, além dos seus possíveis resultados.

O motorista profissional ou autônomo realiza o exame em três passos fundamentais:

  1. compra o exame;

  2. dirige-se à unidade de coleta para fazer a retirada do material biológico (cabelo ou pelos);

  3. recebe o resultado de exame toxicológico em até 15 dias após a coleta.

Os resultados podem ser, de modo geral, negativo, positivo ou falso positivo. No entanto, existem empresas profissionais e capacitadas que não chegam a emitir o resultado falso positivo. Laboratórios credenciados pelo DENATRAN realizam frequentemente a prova e o confirmatório do exame.

Caso o analista que estiver checando o material identificar algum traço da utilização de drogas por um período de 90 dias, é feito o confirmatório para descobrir com precisão a quantidade de droga utilizada. Dessa maneira, a chance de ser um falso positivo torna-se praticamente nula.

É importante destacar que caso seja da vontade do profissional, é possível pedir a contraprova em relação ao resultado. Na coleta, a amostra tirada serve para realizar o exame. No entanto, uma parte é armazenada para que se faça outro teste caso haja a contestação do paciente.

O exame é válido por aproximadamente 90 dias. A Carteira Nacional de Habilitação é válida por 5 anos, mas é necessário que o motorista faça um novo exame sempre que for mudar a modalidade de categoria ou no meio da vigência do documento. Ou seja, de 2 em 2 anos é necessário realizar um novo teste.

Deixe seu email e ganhe desconto na compra do seu Exame Toxicológico na LABET!

3. Como agir em cada um dos resultados?

Caso o resultado seja negativo, há a inserção no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (RENACH), que libera automaticamente o motorista para fazer a renovação ou a mudança de categoria da sua CNH.

No entanto, se o resultado for positivo e o motorista optar pela inserção no RENACH, o DENATRAN o impossibilita de renovar a carteira por um período de 3 meses, tempo mínimo de captação da droga pelo exame toxicológico. Depois desse período, é permitido fazer um novo exame para a renovação de carteira.

É possível, ainda, que o exame aponte positivo por consumo de drogas lícitas ou pelo consumo de frutas que têm substâncias que confundem o teste.

Caso o paciente faça uso de remédios cujas substâncias são proibidas e identificadas pelo teste, é necessário que ele leve a autorização médica no momento da coleta. Caso o paciente discorde dos resultados, é possível passar por uma equipe médica do próprio Detran. Esse órgão tem autonomia para alterar o resultado do exame caso tenha alguma contraprova.

Nessa segunda análise, não há nova coleta de material: ela é realizada com a amostra reserva, como explicado anteriormente.

4. Como ter acesso ao resultado do exame toxicológico?

Hoje em dia existem laboratórios que oferecem muita facilidade ao motorista para ter acesso ao laudo do exame médico — é possível acessar o documento online, por meio de login e senha. Além do laudo final, é possível identificar em qual etapa o exame está, sendo outras funcionalidades também oferecidas por laboratórios.

Esse exame é de fundamental importância para o dia a dia do motorista. Dessa forma, é essencial realizá-lo em um laboratório que seja certificado e que ofereça serviços de ótima qualidade.

5. Como escolher um laboratório de confiança?

Entre os aspectos que o motorista pode analisar para escolher um laboratório, podemos destacar:

  • verificar se o laboratório é credenciado ao Denatran;

  • verificar se tem credenciais que são reconhecidas no mercado nacional;

  • identificar qual é o CRM do médico no laudo;

  • saber se o laboratório é ágil no envio dos resultados e no cumprimento de prazos;

  • verificar se há a possibilidade de escolher a unidade de coleta, com o objetivo de otimizar o tempo de atendimento.

Percebeu quantos aspectos são necessários para entender mais sobre o resultado de Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção? Além de tudo o que citamos aqui, é de extrema importância realizar o exame em um laboratório confiável e que esteja de acordo com a legislação.

Precisa realizar o Exame e ainda não sabe onde? Veja 9 razões para você escolher o Exame Toxicológico da LABET.