Caminhoneiro Autônomo: O Que É Preciso Pra Se Tornar?

Caminhoneiro Autônomo: O Que É Preciso Pra Se Tornar?

13 de junho de 2024 0 Por LABET Exames Toxicológicos

E aí, você trabalha como caminhoneiro autônomo? Existem algumas diferenças entre ele e o profissional CLT, funcionário de alguma empresa. Quer dizer, o autônomo é dono do próprio negócio. Isso traz mais liberdade, mas também responsabilidades financeiras.

Em outras palavras, você pode decidir como fazer as demandas, escolher os clientes e determinar seus horários de trabalho. Porém, isso também significa que você é responsável por todas as partes do trabalho, desde conseguir clientes até lidar com os custos e impostos.

Quer entender mais sobre o funcionamento do trabalho de um caminhoneiro autônomo? Continue a leitura e veja:

  • O que é preciso pra ser um caminhoneiro autônomo?

O que é preciso pra ser um caminhoneiro autônomo?

Para ser um caminhoneiro autônomo, você precisa seguir alguns passos e preencher certos requisitos. Acompanhe!

Habilitação (CNH)

Primeiro, você precisa ter a carteira de motorista específica para dirigir caminhões. Ela é a CNH nas categorias C (para caminhões de carroceria única) ou E (para veículos articulados).

Para isso, é preciso começar com a CNH na categoria B. Após 1 ano, você pode passar para a C, caso não tenha infrações e nem reincidências. Posteriormente, é possível seguir para a categoria E, após mais 1 ano.

Seja na categoria C ou E, é obrigatório passar por um exame toxicológico para emitir a CNH. Este tipo de exame deve ser repetido a cada 2 anos e 6 meses para manter a validade, combinado?

Caminhão próprio ou da empresa

Para ser um caminhoneiro autônomo você pode usar o seu próprio caminhão ou um fornecido por uma empresa, tornando-se empregado dela. De qualquer forma, é importante que o veículo seja confortável e econômico.

Assim, se preferir comprar o próprio caminhão, o próximo passo é escolher entre o veículo novo ou usado. O novo vem geralmente com garantias e tecnologias mais recentes, proporcionando mais confiabilidade e eficiência. Além disso, você tende a ter menos preocupações com manutenção nos primeiros anos.

Por outro lado, um caminhão usado pode ser uma opção mais acessível em termos de custo inicial, caso esteja em boas condições. Assim, antes de comprar um usado, faça uma boa verificação, olhando a quilometragem, histórico de manutenção e possíveis desgastes.

Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC)

É obrigatório obter o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC) para atuar como caminhoneiro autônomo. Para isso, é só dar um pulo na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e se cadastrar. Eles vão te dar um número que precisa ficar visível no seu caminhão.

Sem esse registro, você pode acabar na ilegalidade, e ninguém quer dor de cabeça com a lei, né? Além disso, ter esse número visível diz pro mundo que você é um profissional sério e legalizado. Assim, fica mais fácil conseguir clientes.

Planejamento financeiro

Saiba quanto vai gastar com combustível, manutenção e impostos. E também, quanto espera ganhar. Isso é fundamental para garantir que seu negócio seja rentável.

Assim, primeiro, calcule quantos quilômetros por litro o seu veículo faz. Aí, é só multiplicar pelo preço do diesel. Agora, pense nos cuidados com o caminhão. Troca de óleo, pneus etc. Tente estimar o gasto médio por mês.

Além disso, calcule os impostos que precisa pagar, como o IPVA, seguro obrigatório, e outros tributos. Isso depende do estado e do tipo de carga que você carrega. Depois, pensa no seu faturamento. Quanto você espera ganhar por viagem? Isso é como planejar o salário que bota no bolso.

Contratos e clientes

Como caminhoneiro autônomo, precisa conseguir contratos com empresas que precisam de transporte de carga. Assim, listamos algumas dicas que podem ajudar:

  • networking – na estrada, o papo entre caminhoneiros é valioso. Preste atenção em grupos e redes sociais da categoria. Às vezes, rola uma dica boa de frete;
  • parcerias locais – converse com empresas locais. Às vezes, elas preferem fechar com alguém da região. Pode ser um jeito de conseguir frete constante;
  • carteira de clientes – construa sua própria clientela. Se você faz um trabalho de qualidade, o boca a boca funciona. Quer dizer, uma empresa que gostou do seu serviço pode te chamar de novo;
  • tenha atenção nas temporadas – algumas cargas têm época certa, tipo safras agrícolas. Assim, fique de olho nos períodos em que a demanda aumenta;
  • fale com as empresas – vá direto nas empresas que precisam de transporte oferecendo seus serviços e mostrando suas vantagens. Às vezes, um contato pessoal faz toda a diferença;
  • mantenha a documentação em dia – ninguém quer dor de cabeça burocrática. Logo, manter tudo certinho, como o RNTRC, mostra que você é profissional e confiável;
  • flexibilidade e disponibilidade – às vezes, ter disponibilidade pra pegar um frete de última hora pode abrir portas.

Organização de rotas e tempo

Antes de cair na estrada, senta um pouco e planeje a rota. Isso ajuda a gerenciar melhor o tempo pra cumprir prazos e evitar problemas com os clientes. Assim, use

um aplicativo para conferir as condições das estradas, como o DNIT da Estrada, e pontos de parada.

Outro lembrete importante: antes de pegar a estrada, confira se o caminhão tá em boas condições para evitar imprevistos. A manutenção preventiva é a sua melhor aliada na organização de rotas e tempo.

Faça o seu exame toxicológico na Labet

Como visto, ser um caminhoneiro autônomo exige planejamento de rotas, controle de custos, e busca por contratos para um negócio de sucesso. Além disso, não esqueça do RNTRC para ficar na lei e do exame toxicológico, obrigatório. Isso mostra responsabilidade e contribui para a segurança de todos na estrada. 

Por isso, faça o seu exame toxicológico na Labet, laboratório que garante resultados rápidos, precisos e de confiança. Oferecemos o melhor preço do mercado. Aproveite e tenha uma boa viagem!

Continue aprendendo, saiba qual o tamanho do pelo para exame toxicológico.