Conquistar a confiança dos funcionários é essencial para manter um ambiente de trabalho saudável e uma boa produtividade. E existem algumas medidas eficazes para garantir que isso aconteça.

Há alguns anos, as relações de trabalho se caracterizavam pelo funcionário cumprindo suas tarefas e o patrão pagando por elas. Hoje, as coisas já não podem mais acontecer assim: é essencial conquistar a confiança dos funcionários e manter uma relação saudável com eles.

Essa é uma postura fundamental para os líderes e gestores que desejam manter e aumentar cada vez mais a qualidade dos serviços oferecidos pela empresa. Afinal, considere que são os colaboradores os responsáveis por isso.

Neste post, vamos explicar por que é importante conquistar a confiança dos seus colaboradores, de que forma isso traz vantagens para a empresa e como é possível alcançar esse objetivo. Continue lendo e aprenda um pouco mais sobre gestão de pessoas.

Por que é importante cultivar uma relação saudável com os colaboradores?

Para que todos os processos e rotinas da empresa funcionem em harmonia e equilíbrio, é fundamental que os colaboradores cumpram o seu devido papel. Porém, se eles estiverem insatisfeitos com o ambiente de trabalho, isso não vai acontecer.

Uma das causas dessa insatisfação é a falta de confiança dos funcionários para com seus líderes e gestores. O resultado é que o seu comprometimento com a organização reduz e, junto com ele, também a produtividade do trabalhador.

Os modelos antigos de relação de trabalho devem dar espaço para as relações mais próximas, baseadas no diálogo e na troca de experiências. É preciso entender que toda a sua equipe pode contribuir de alguma forma, e já faz isso. Então, é essencial, além de obter esse reconhecimento, saber que pode confiar nas pessoas que estão em cargos mais altos.

A falta de confiança dos funcionários resulta em profissionais que trabalham sob pressão, porque não têm certeza se seus superiores entenderão quando estiverem cansados, tristes, preocupados, frustrados, estressados ou sob qualquer outra condição que atrapalhe sua atividade.

Quando não percebe que pode confiar em seus líderes, o funcionário que se sente assim reage com o desestímulo. Ele não produz tanto quanto poderia e o seu trabalho também não alcança a qualidade esperada.

Os prejuízos, nesse caso, são tanto para ele quanto para a empresa. Por isso, cabe à organização fazer o possível para que seus colaboradores encontrem um ambiente de trabalho agradável. Eles precisam sentir que não estão ali apenas como números, mas que são importantes para a organização e que isso é reconhecido.

O que fazer para ganhar a confiança dos funcionários?

Quando falamos em manter uma relação saudável com os funcionários, não quer dizer para se tornar amigo deles, necessariamente. Não é preciso intimidade, mas uma postura colaborativa e solidária.

Ou seja, trata-se de não ser um tirano para os colaboradores, não se colocar acima deles, nem tão pouco os diminuir. Em resumo, é ter consciência de que se trata de pessoas que devem ser respeitadas e precisam se sentir valorizadas para que trabalhem com afinco.

Isso pode ser alcançado de diversas maneiras. Veja algumas delas, a seguir:

Mostre bons exemplos

Como exigir da equipe comprometimento com a empresa e uma postura profissional, se você agir de uma forma completamente contrária? O exemplo deve partir sempre de cima, sendo essencial para que se possa conquistar a confiança dos funcionários.

É importante ser a pessoa que fala e faz, não somente cobra. Essa é uma demonstração de ética e coerência, e os colaboradores percebem isso. Além de cumprir os seus deveres, também demonstre educação, simpatia e desejo de colaborar, para que possa haver reciprocidade.

Comunique-se de forma clara

Ao se comunicar com os funcionários, seja sempre claro e direto naquilo que deseja dizer. Evite deixar espaço para dúvida ou falsas interpretações, sempre esclarecendo o que a sua equipe deseja saber.

É fundamental que a comunicação seja honesta, além de aberta e íntegra. A sinceridade é muito importante para que os funcionários percebam que são tratados com respeito e que há o interesse em que eles cresçam e desenvolvam seu potencial.

Deixe seu email e ganhe desconto na compra do seu Exame Toxicológico na LABET!

Tenha empatia e cuidado com as pessoas

Considere que todos nós temos dias bons e ruins, e cada um carrega os seus problemas. Então, nem sempre o funcionário estará estimulado para trabalhar em função das suas preocupações. Além disso, ele também tem as suas limitações e defeitos.

A maior parte do dia se passa dentro do ambiente de trabalho. Por isso, para ter a confiança dos funcionários, é importante que eles percebam que, embora não sejam a sua família, também há pessoas com quem podem contar ali.

É muito importante compreender as falhas e momentos ruins dos outros, colocando-se no lugar deles. E o cuidado no trato é essencial, já que todos nós temos sentimentos e emoções que precisam ser respeitados. A diplomacia é sempre muito bem-vinda.

Evite preferências e comparações

Uma das coisas que abala a confiança dos funcionários é eleger favoritos dentro da empresa. Essa atitude pode despertar o ciúme e a inveja, interferindo nas relações entre os colaboradores e abalando o respeito pelos superiores.

Não importa há quantos anos um colaborador está na organização. Todos devem ser tratados como iguais para que diferenças no trato não sejam vistas como privilégios ou discriminação no ambiente de trabalho.

Comparar os funcionários com os outros também não é positivo. Da mesma forma, isso pode despertar emoções negativas que vão atrapalhar a produtividade e abalar a autoestima de quem está sendo comparado.

Incentive a participação

Uma das melhores maneiras de conquistar a confiança dos funcionários é provando para eles que a sua participação é essencial nos processos da empresa. Por isso, essas atitudes devem ser estimuladas nos momentos certos.

Como dito, todo colaborador tem algo a somar. Portanto, ele precisa saber que a sua opinião e as suas ideias têm valor. Então, peça feedbacks, escute as sugestões, atenda às solicitações plausíveis e considere os pontos de vista.

Assim, sua equipe perceberá que pode contribuir de uma forma positiva para a empresa, e que a organização está interessada naquilo que tem a dizer. Porque, se os superiores mostram confiança em seu profissionalismo, ela também passa a confiar nas pessoas que a lideram.

Conquistar a confiança dos funcionários não é uma tarefa complicada, mas exige um pouco de atenção na forma como você lidera sua equipe e trata as pessoas. Adotando essas medidas recomendadas, será muito mais fácil se aproximar de seus colaboradores, mantendo um ambiente de trabalho saudável.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe estas informações com seus amigos de Recursos Humanos!