Hoje, há muitas razões que causam acidentes de trânsito nas estradas nacionais. Entre eles, o excesso de velocidade, a mudança repentina de faixa, o uso do celular, o cansaço, além do consumo de substâncias ilícitas por parte de motoristas profissionais. Dessa forma, é necessário que as empresas estabeleçam ações para a conscientização de seus colaboradores. 

No entanto, as estatísticas dos acidentes devido ao consumo de drogas foram reduzidas após a obrigatoriedade de exames, incluindo o Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção para admissão e demissão de motoristas profissionais e para renovação da Carteira Nacional de Habilitação das categorias C, D ou E.

Pensando nesse contexto, você vai entender de maneira mais clara como esses exames obrigatórios impactam na redução de acidentes. Boa leitura!

Os exames obrigatórios para motoristas

Para motoristas profissionais, existem aqueles exames obrigatórios — sendo de responsabilidade da empresa providenciá-los nos casos de admissão e demissão. Confira quais são!

Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção

Conforme abordado, a obrigatoriedade do Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção surgiu em 2017, com o objetivo de controlar o uso de substâncias psicoativas por parte dos motoristas. A partir da análise da queratina presente no cabelo, é possível identificar o consumo de substâncias como a maconha, metanfetaminas, ecstasy, cocaína, entre outros, em um período de até 180 dias.

Sendo assim, sempre que um motorista for admitido, demitido ou precisar fazer a renovação da CNH, é preciso ser submetido a esse exame. As informações geradas a partir dele são lançadas no RENACH, o Registro Nacional de Carteira de Habilitação, permitindo às futuras empresas acessá-las sempre que forem contratar um novo colaborador. 

Exame Admissional e Demissional

Assim como em qualquer outra função, os motoristas também precisam passar pelos testes admissionais e demissionais, que têm o objetivo de comprovar a saúde física e mental do colaborador. 

Deixe seu email e ganhe desconto na compra do seu Exame Toxicológico na LABET!

Após um rápido procedimento e entrevista sobre possíveis doenças e licenças do funcionário, o médico vai emitir um atestado para que a empresa saiba sobre a capacidade funcional do profissional. Essa prática vai preservar a saúde do colaborador e garantir que ele esteja apto para exercer as funções de seu cargo. 

Os riscos de não cumprir a legislação

A empresa que não cumpre a legislação está sujeita a ser processada pelos colaboradores caso eles se sintam prejudicados com alguma situação. Além disso, muito mais do que apenas estar dentro da lei, o cumprimento dos exames obrigatórios, mais precisamente o Exame Toxicológico, é contribuir para a redução dos acidentes de trânsito. 

Ao não utilizar substâncias psicoativas que comprometem a sua coordenação motora, física e ainda contribuem para que a sua saúde fique debilitada a longo prazo, os motoristas profissionais estarão mais preparados para desenvolver suas funções.

Aumenta, ainda, a segurança nas estradas para quem transita diariamente por elas e ainda protege a carga transportada, uma vez que as chances de acidentes estarão significativamente reduzidas. 

Os exames obrigatórios são, portanto, alternativas comprovadamente eficazes para que os colaboradores garantam a sua qualidade de vida, bem-estar e possam contribuir para a redução dos acidentes de trânsito. Sendo assim, a partir dessas observações, percebe-se o papel social exercido pelos Recursos Humanos de uma empresa.

Muito mais do que apenas tomar as providências para que os funcionários façam os testes exigidos, é preciso conscientizar os colaboradores sobre os riscos de utilizar substâncias psicoativas. Assim, os colaboradores não farão esse uso não apenas para escaparem dos exames, como também por entenderem os prejuízos causados pelas drogas.

Ficou interessado no assunto? Entre em contato com a LABET e converse com um de nossos profissionais. Nossa empresa realiza o exame em laboratórios parceiros em todo o país, com eficácia e segurança. 

Powered by Rock Convert