Os cursos de reciclagem são essenciais para garantir a segurança nas estradas

Estar por dentro da legislação de trânsito e obedecer as normas propostas é uma das medidas mais importantes para que motoristas profissionais possam garantir a sua própria proteção, o controle eficiente das cargas, além de oferecer segurança nas vias nacionais.

Sendo assim, profissionais que não cumprirem com essas obrigações e extrapolarem o limite de multas permitidas têm o direito de dirigir caçado ou suspenso. Nesses casos, é preciso se submeter a um curso de reciclagem para poder transitar normalmente pelas estradas.

Neste texto, você vai entender de maneira mais clara sobre o que são os cursos de reciclagem, por que são importantes para os motoristas e em quais situações são obrigatórios. Boa leitura!

Quais as principais infrações cometidas por motoristas?

Antes de abordarmos mais especificamente sobre os cursos de reciclagem, vamos entender os motivos que possam levar o motorista profissional a ter que realizá-lo. Caso você tenha extrapolado o limite de multas ou até mesmo perdido o direito de dirigir devido a algum caso em específico, necessariamente terá que executar esses cursos para garantir novamente o direito de trabalhar. 

A seguir, confira as principais infrações cometidas. 

Dirigir com excesso de velocidade

A infração relacionada ao excesso de velocidade é considerada uma das principais causas de mortes por atropelamento no Brasil. A multa devido a esse delito cometido pelo motorista pode variar de acordo com a situação, assim como os pontos perdidos na Carteira Nacional de Habilitação:

  • acima de 20% da velocidade máxima permitida: infração média;
  • entre 20% e 50% acima da velocidade máxima permitida: infração grave;
  • acima de 50% da velocidade máxima permitida: infração gravíssima. 

Usar o celular

Considerada uma infração média, o uso de celular ao volante é uma das mais cometidas por motoristas. Devido ao seu excesso, campanhas educativas são elaboradas constantemente para que as pessoas entendam o risco dessa atitude, tanto para si mesmas quanto para pedestres e outros motoristas. 

Ultrapassar pela contramão em linha dupla ou simples contínua

Como todo motorista profissional deve dominar o assunto, as linhas duplas indicam que não há visão para ultrapassagem pela contramão. Sendo assim, essa atitude é proibida e considerada uma das mais cometidas nas estradas. Infração gravíssima, o motorista é multado em aproximadamente R$ 190, além de perder 7 pontos na carteira. 

O que são os cursos de reciclagem?

Agora que você já entende quais são as principais infrações cometidas por motoristas, podemos nos aprofundar sobre a questão dos cursos de reciclagem oferecido pelo Detran. O acúmulo dessas infrações apresentadas pode fazer com que o motorista não tenha mais a permissão de conduzir seus veículos — o que se torna uma grande dor de cabeça, pois essa é a principal fonte de renda de muitos dos profissionais. 

Sendo assim, caso tenha sido notificado sobre a necessidade de fazer os cursos de reciclagem, é preciso entender especificamente sobre como fazê-lo. O primeiro passo é entrar em contato com alguma instituição ligada ao Detran, como as autoescolas de sua região ou até mesmo na própria sede do Departamento. 

Na maioria dos casos esses cursos são feitos de forma presencial, com aproximadamente 30 horas aula. Existem localizações que permitem que o curso seja feito a distância, mas a carga horária não se modifica. 

Caso tenha dúvidas sobre o conteúdo abordado nesse curso, é só se lembrar de quando você fez autoescola pela primeira vez, pois as matérias apresentadas são bem parecidas: 

  • legislação; 
  • direção defensiva;
  • primeiros socorros;
  • relacionamento interpessoal etc. 

Sendo assim, da mesma maneira que as aulas para quem está tirando a Carteira Nacional de Habilitação pela primeira vez, o motorista será submetido a uma prova teórica em que é obrigatória a pontuação de 70% das questões. Caso tenha sido reprovado uma vez, é possível fazer a prova novamente. Mas atenção: a partir da segunda reprovação, o curso precisará ser refeito. 

Fazer provas práticas e psicotécnicas vai depender do nível da infração cometida pelo motorista. Ou seja, o Detran vai avaliar caso por caso para entender quais serão as exigências do seu curso. 

Deixe seu email e ganhe desconto na compra do seu Exame Toxicológico na LABET!

Quais documentos levar?

Caso você precise passar por cursos de reciclagem e ir até o Detran de sua cidade, é necessário entender ainda sobre a documentação necessária:

  • comprovante de identidade, com foto — RG, Carteira de Trabalho ou até mesmo a CNH
  • preenchimento do formulário emitido pelo Departamento. 

Em relação aos custos de fazer esse tipo de curso, destaca-se o pagamento das aulas à autoescola ou ao Detran, além da taxa para poder ter o direito de fazer a prova teórica. 

Cursos de reciclagem são diferentes de capacitação profissional?

Sim! O profissional não pode confundir os cursos de reciclagem (que visa recuperar o direito de dirigir) com a capacitação e treinamentos. Hoje, existem uma gama de cursos que contribuem para o aprimoramento de suas técnicas como motorista, o que é essencial para mantê-lo como destaque dentro da organização.

Imagine só a seguinte situação: a empresa de transportes adquiriu um veículo com uma série de novas tecnologias que visa facilitar o rastreamento do veículo e que garante mais segurança às cargas e ao motorista. Para que você saiba dominar essas questões, é preciso de treinamento e capacitação.

Sendo assim, esse tipo de curso de reciclagem, não obrigatório, tende a transformar você em um colaborador apto para as mais diversas funções, além de permitir o domínio de todo o maquinário oferecido pelo negócio. 

Entre os outros tipos de cursos que podem ser realizados pelo profissional, destacamos:

  • treinamentos em simuladores;
  • curso de direção defensiva;
  • programa SASSMAQ — Sistema de Avaliação em Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade. 

Buscar por qualificações profissionais é uma das qualidades valorizadas por qualquer empresa, pois vai garantir mais produtividade da equipe. Ao se manter atualizado, você vai saber lidar com novos desafios e até mesmo se tornar uma alternativa para redirecionar a carreira como motorista.

Neste texto, você identificou quando os cursos de reciclagem precisam ser feitos, qual a importância para um profissional, além de entender a diferença dos obrigatórios para os não obrigatórios.

Apesar de existir a possibilidade de recuperar a CNH em casos de suspensão, o colaborador precisa se preocupar em não precisar executá-lo, uma vez que as multas vêm de infrações que colocam em risco a vida do próprio profissional e de outras pessoas. 

Deseja se aprofundar no assunto? Continue no blog e entenda como os motoristas profissionais podem se proteger no dia a dia das estradas!

Exame toxicológico na LabetPowered by Rock Convert