O mundo todo vive uma fase em que diversas doenças de cunho psicológico afetam o ser humano. Entre elas, a depressão, a ansiedade e a síndrome do pânico são responsáveis por diversos afastamentos do trabalho e sofrimento de quem passa por esses problemas. Quando o assunto é a saúde mental dos motoristas profissionais, nada é diferente.

A rotina agitada e as preocupações do dia a dia fazem com que esse profissional acumule estresse e fique sujeito a uma série de problemas psicológicos que devem ser levados a sério.

Neste artigo, você vai conhecer a importância de ter uma boa saúde mental e o que fazer para evitar algumas dessas doenças. Acompanhe!

Por que os motoristas sofrem problemas psicológicos?

A depressão já é considerada uma das doenças do século, uma vez que o número de diagnósticos cresce a cada dia. A vida agitada, falta de rotina, privação de algumas horas de sono e a responsabilidade de ter que dirigir com segurança durante todo o trajeto faz com que motoristas sejam uma das classes mais atingidas por esse tipo de desordem.

A solidão a que são submetidos, o medo que podem passar em alguns pontos do caminho e a falta de convivência com a família são alguns dos motivos que levam os motoristas a desenvolverem quadros de depressão e outros problemas semelhantes.

Além de tudo, esses profissionais enfrentam estresses diários, seja nas estradas ou nas ruas, com outros motoristas imprudentes, problemas com cargas ou passageiros, entre outras questões que podem se acumular e desencadear desequilíbrios psicológicos.

Deixe seu email e ganhe desconto na compra do seu Exame Toxicológico na LABET!

Por que a saúde mental dos motoristas é tão importante?

Muitas vezes, problemas de ordem psicológica não são levados a sério por não parecerem reais, ou seja, não têm diagnósticos palpáveis em exames clínicos. Porém, a mente em desequilíbrio traz tantos malefícios quanto qualquer outra doença.

A depressão pode levar uma pessoa a:

  • parar de trabalhar, por não sentir mais prazer em nenhuma atividade;
  • não cumprir atividades básicas como tomar banho;
  • cometer suicídio, em casos mais graves.

Por isso, é muito importante evitá-la e buscar tratamento com profissionais de confiança.

Manter a saúde em dia é o principal motivo para cuidar da mente, mas a burocracia também pede que o motorista esteja bem em todos os aspectos para ser habilitado a dirigir. Hoje, quem exerce atividade remunerada ao volante precisa, ao renovar a carteira, passar por um teste psicológico.

Como manter a saúde mental em dia e evitar estresses constantes?

A depressão, a ansiedade e outros problemas ligados ao lado psicológico do ser humano podem ter diversos gatilhos. Por isso, é muito importante saber como evitar esse tipo de transtorno para ter mais qualidade de vida e saúde para trabalhar e aproveitar a família. Veja alguns pontos:

Não leve os problemas do trabalho para o lado pessoal

As críticas que você recebe e os problemas que enfrenta no trabalho precisam ficar por lá. Não leve para casa frustrações com algo que não deu certo e tampouco minimize suas conquistas apenas por uma questão negativa que aconteceu naquele dia.

Lembre sempre que o dia a dia de qualquer pessoa é feito de altos e baixos. Uma fase ruim no trabalho não significa que você seja um mau profissional. Assim, quando estiver em casa, deixe o estresse de lado e aproveite mais a família e os bons momentos.

Preocupe-se apenas com o que vale a pena

É comum que, ao entrar em um círculo de estresse, você acabe se irritando e perdendo a paciência com coisas banais. Isso acarreta nervosismo e desgasta qualquer relação, seja no trabalho ou na vida pessoal.

Se você está estressado no momento, pare e avalie quantas vezes seu julgamento foi afetado pela irritação momentânea. A partir de agora, comece a analisar os acontecimentos antes de reagir a eles automaticamente.

Aproveite ao máximo os momentos com quem você ama

Apesar de parecer simples, esse é um exercício importante e complexo de ser feito. Estar com a família ou amigos e passar alguns momentos com eles não quer dizer apenas que você estará ali de corpo presente. É comum que pessoas estressadas e ansiosas pensem em seus problemas até na hora de relaxar.

Quando estiver em um momento de descanso, foque apenas em aproveitá-lo. Pense que os problemas não vão se resolver naquele instante e que apenas relembrá-los não vai trazer uma solução. Quando chegar o momento, resolva suas pendências, mas sem se apegar a elas.

Procure um profissional para ajudar em suas questões pessoais

Ainda é um tabu para algumas pessoas admitir que faz um tratamento com um psiquiatra ou um psicólogo. Mas não há vergonha ou problema em procurar esses profissionais quando você sentir necessidade. É melhor, inclusive, que você busque ajuda deles antes que os problemas se acumulem e que fique mais difícil resolvê-los.

Tanto psicólogos como psiquiatras são profissionais que têm ética e responsabilidade, ou seja, jamais falarão de suas dificuldades para outras pessoas. Portanto, leve suas questões, desabafe e conte com ajuda especializada para sair do estresse e levar uma vida mais leve.

Dependendo do seu caso, o psiquiatra pode receitar medicamentos leves e sessões de terapia, feitas com acompanhamento dele ou de um psicólogo. O importante é seguir todo o tratamento e cumprir à risca as orientações.

Tenha uma rotina quando não estiver trabalhando

Uma atitude muito importante que você pode tomar a fim de conseguir mais saúde mental é transformar sua vida em uma rotina, mesmo que ela não tenha horários tão definidos — o que acontece muito com motoristas. Quando você estiver em casa, tente dormir e acordar no mesmo horário, pratique exercícios físicos e separe um tempo para alguma atividade que lhe dê prazer.

A saúde mental dos motoristas é muito importante para que consigam cumprir sua função com segurança. A atenção ao volante é fundamental a todo o momento e, para isso, é preciso estar bem física e mentalmente. Esteja sempre atento ao seu estado mental, pratique nossas dicas e, ao menor sinal de instabilidade, procure ajuda para iniciar o tratamento o mais rápido possível!

Dentre a rotina do motorista profissional está a necessidade de realização do exame toxicológico. Conheça esse teste melhor e tire suas principais dúvidas sobre as rotinas do exame toxicológico de cabelo.