Conviver com outras pessoas não é uma tarefa sempre fácil. Se no círculo familiar e de amigos já é difícil todos se darem bem o tempo todo, imagine no ambiente de trabalho, onde você precisa interagir com pessoas com culturas diferentes da sua e de variadas – e às vezes difíceis – personalidades. Lidar com pessoas é um desafio diário no trabalho, por isso é preciso saber fazê-lo para evitar o estresse desnecessário.

É justamente sobre isso que falamos no post a seguir. Como você sabe, ter um bom relacionamento com colegas de trabalho, clientes e superiores também faz parte das características de um bom profissional. Por isso, separamos algumas dicas para lidar com pessoas diferentes no trabalho e se sair muito bem nesse desafio. Confira!

Procure ter um relacionamento estável com todos

No ambiente de trabalho, há aquelas pessoas com as quais você se identifica mais e outras com quem se identifica menos. Porém, durante seu expediente, é importante manter o coleguismo e o respeito com todos os seus companheiros.

Para manter um relacionamento agradável com seus colegas, a dica é não se prolongar em assuntos pessoais ou opiniões polêmicas durante o trabalho. Estar sempre disposto a ajudar os colegas e ter uma postura correta na sua função também colabora muito para o bom relacionamento entre funcionários.

Se você é um motorista de ônibus, por exemplo, também é importante manter um bom relacionamento com os usuários do veículo que você dirige. Seja amável, ajude quem precisa e evite deixar seus problemas pessoais afetarem seu humor durante o trabalho.

Cuide da sua inteligência emocional

Você sabe o que é inteligência emocional? É a habilidade de lidar com problemas que podem ferir sentimentos de uma forma racional e que cause menos danos a você e aos outros.

Ter essa habilidade ajuda muito a lidar com pessoas difíceis dentro do ambiente de trabalho. Por exemplo: você tem um colega que é rude, ou que faz fofocas e ocupa seu tempo com conversas paralelas, sobre assuntos que não têm relação com o trabalho. Muitas pessoas ficam caladas e se irritam com esse comportamento, fazendo com que o estresse fique cada vez maior, mas uma pessoa com uma boa inteligência emocional é capaz de desvencilhar-se desse tipo de comportamento, dando respostas mais evasivas e não dando tanta importância para esse colega, sem se afetar ou se esgotar emocionalmente com isso.

Para alcançar essa habilidade, trabalhe seu autoconhecimento, descubra o que o irrita e encontre maneiras de escapar dessas situações sem provocar desentendimentos.

Estabeleça limites em suas relações

Sabe aquele colega que suga sua energia ou acaba pedindo ajuda praticamente todos os dias para terminar sua função? Esse tipo de pessoa se aproveitará gradativamente de você se os limites não forem estabelecidos.

Não há o menor problema em ajudar o colega, mas, quando isso se torna recorrente, é hora de dar um basta. Para isso, é importante saber falar não, outra habilidade que parece simples, mas que precisa ser trabalhada.

Ao contrário do que muitos podem pensar, uma resposta negativa não precisa vir, necessariamente, acompanhada de grosseria. É totalmente possível estabelecer limites e negar um pedido educadamente, sem criar situações constrangedoras.

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Foque em seu trabalho

Pode parecer óbvio, mas, no ambiente de trabalho, o foco sempre deve ser voltado para produzir o máximo que estiver ao seu alcance. Na teoria isso funciona muito bem, mas todos sabem como é difícil, na prática, partir para um dia de trabalho, pegar um passageiro estressado no ônibus, por exemplo, e não se distrair com isso.

Para que isso seja evitado, a dica é focar na sua função. Sempre pense que você está ali para cumprir sua rotina de horas e que qualquer adversidade faz parte dessa ocupação. Aborrecimentos acontecem, mas, se você estiver focado em fazer bem seu trabalho, essas questões ficam minimizadas, e você passa a se estressar menos.

Tente enxergar as coisas de outra perspectiva

Sabe aquele colega tóxico que só reclama? Ou aquele passageiro que é mal-educado quando entra no ônibus? Essas pessoas podem causar uma irritação em um primeiro momento, mas, se você olhar essas situações de outro ponto de vista, talvez consiga transformar esse sentimento.

Pessoas que agem dessa maneira normalmente estão desgostosas com a própria vida e têm uma visão ruim sobre tudo. É importante pensar que o problema delas não é pessoalmente com você, mas consigo mesmas. Por isso, não se deixe abalar por esse tipo de comportamento: simplesmente ignore ou responda o mínimo possível e continue sua função normalmente.

Mantenha hábitos saudáveis para evitar o estresse

Lidar com pessoas difíceis é um desafio em qualquer situação, e, para conseguir fazer isso, você precisa estar preparado e relaxado, já que chegar estressado ao ambiente de trabalho só fará com que você fique nervoso no primeiro momento em que alguém fizer algo desagradável.

Para mandar o estresse embora, manter hábitos saudáveis é fundamental. Alimente-se bem, com alimentos com muitas fibras, e não se esqueça de tomar bastante água. A prática de exercícios físicos também é uma grande aliada no combate ao estresse, já que ajuda a manter a saúde em dia e libera substâncias como a endorfina, que traz a sensação de bem-estar e o bom humor.

Tenha empatia

Empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro, entender suas limitações e não julgar ou criticar determinadas atitudes. No ambiente de trabalho, isso se torna essencial para lidar com pessoas difíceis e que têm dificuldade nos relacionamentos.

Procure entender seus colegas e pessoas com quem você se relaciona no seu expediente: coloque-se no lugar deles, avalie suas experiências de vida e entenda que cada pessoa reage de uma forma a determinadas situações. Assim, fica mais fácil entender e conseguir lidar com certas atitudes.

Lidar com pessoas difíceis não é uma tarefa simples. Porém, é sempre possível melhorar e fazer tudo o que estiver ao alcance para ter um bom relacionamento com todos dentro do ambiente de trabalho. Deixar o estresse de lado, ter uma vida equilibrada e procurar entender o próximo são atitudes que vão garantir maior bem-estar no seu trabalho e mais qualidade no relacionamento com seus colegas.

Agora que você já sabe como lidar com pessoas difíceis no trabalho, veja aqui algumas dicas para garantir o bem-estar no volante!