Contar com uma empresa conhecida e qualificada é essencial para a garantia de segurança e qualidade nos exames. Saiba mais!

Desde que a Lei 13.103 — conhecida popularmente como Lei do Caminhoneiro — foi promulgada, mudanças importantes ocorreram no dia a dia de empresas que contam com motoristas profissionais. A obrigatoriedade do exame toxicológico de larga janela de detecção foi uma delas, causando dúvidas entre as organizações e os colaboradores.

Uma das principais questões é em relação à garantia de qualidade nos exames laboratoriais, tão importante para a credibilidade dos resultados. Foi pensando nisso que elaboramos este post. A seguir, você vai entender como garantir essa qualidade e permitir que os colaboradores façam os testes em laboratórios de confiança. Boa leitura!

Entenda a importância de escolher um laboratório parceiro

Durante as longas jornadas, algumas drogas são utilizadas por alguns motoristas para tirar o sono, como a anfetamina e a cocaína. Além dos danos à saúde, muitos acidentes envolvendo veículos de grande porte são decorrência desse consumo, causando ferimentos graves, sequelas e até mesmo a morte dos envolvidos.

Nesse contexto, escolher um laboratório parceiro torna-se importante, tanto para a empresa quanto para o colaborador. Ao realizar o exame em um laboratório parceiro, é possível prevenir situações como as citadas acima.

Portanto, a segurança nas estradas e o bem-estar dos motoristas nas viagens são garantidos, contribuindo para a redução de acidentes de trânsito. 

Para as empresas, evitam-se cargas danificadas ou saqueadas, ocorrências que representam prejuízo financeiro para o empregador. No caso de transporte de pessoas, garante-se a segurança dos transportados, resguardando-os de imprevistos e acidentes. 

Conheça os aspectos a considerar ao escolher um laboratório 

Hoje, no Brasil, há dois tipos de acreditação — uma espécie de selo de qualidade — dos laboratórios. O primeiro é do Laboratório Americano de Toxicologia (CAP), o mais renomado do mundo. O segundo é do Inmetro, que também tem a função de certificar as empresas. 

Para fazer uma escolha que garanta a qualidade nos exames laboratoriais, é necessário observar a acreditação que a empresa tem, entender a forma como os exames são realizados e conhecer a cadeia de custódia — ou seja, quais são os laboratórios de apoio —, além de conhecer onde são feitas as coletas e analisar a forma como é atendido. 

Na LABET, há um importante diferencial: o primeiro laboratório no Brasil com acreditação internacional pelo CAP-FDT. Mais segurança para sua empresa e seus motoristas.

Deixe seu email e ganhe desconto na compra do seu Exame Toxicológico na LABET!

Saiba quais diferenciais analisar para uma escolha eficiente

Tradição e qualidade são diferenciais com que todas as empresas devem se preocupar ao escolher um laboratório parceiro. No entanto, para além deles, é necessário atentar para outros pontos importantes. Confira!

Agilidade na entrega

O compromisso com o prazo de entrega é um dos fatores essenciais. A empresa que está fazendo o exame do seu colaborador tem pressa em saber o resultado, precisando da análise em tempo hábil. Ou seja, esperar 20 dias ou até mesmo um mês é inconcebível, pois precisa da documentação para realizar o contrato do funcionário. 

Por essa razão, ter um laboratório parceiro que ofereça robustez suficiente para poder entregar o resultado em prazo compatível com as demandas da organização é fundamental. 

Preço 

O preço é outro diferencial a ser analisado. Hoje, muitas empresas trabalham, em suas estratégias de negócio, a otimização de custos.

No entanto, é necessário considerar diferentes pontos ao optar por um laboratório. Muitas vezes, o exame pode sair por um preço abaixo do mercado, mas não terá eficiência na entrega nem mesmo com o cumprimento de prazos. Sendo assim, é necessário considerar um conjunto de fatores, e não apenas um específico. 

Tecnologia

Ter o benefício de uma plataforma que vá otimizar o trabalho do profissional é, além de um diferencial, um ponto essencial para influenciar na escolha das organizações. A LABET tem à sua disposição uma plataforma on-line em que é possível monitorar todas as etapas do exame, desde a coleta, o transporte, o processo de análise até o resultado final.

Na plataforma oferecida pela LABET, há a vantagem de contar com todo o histórico dos exames realizados, podendo a empresa cliente, consultar lista dos motoristas, resultados e até as Notas Fiscais por período.

Um diferencial como esse mostra a preocupação do laboratório com a eficácia e a otimização dos serviços da companhia. 

Conheça as vantagens oferecidas pela LABET

A LABET oferece diversas vantagens para as empresas que a contratam. Confira as principais que selecionamos:

Laboratório equipado para realizar os exames

A coleta pode ser feita em qualquer um dos mais de seis mil pontos espalhados por todo o país. Hoje, os exames são processados em um grande laboratório no estado de São Paulo, mais precisamente na cidade de Santana de Parnaíba. 

É um laboratório moderno, de última geração e muito bem equipado, em sociedade com a Quest Diagnostics — empresa que é líder mundial em medicina diagnóstica e que conta com mais de 10 milhões de amostras feitas todos os anos. 

Prazo ágil para a entrega dos resultados

Como mencionado, o prazo é um dos diferenciais essenciais a serem observados ao contratar um laboratório. Na LABET, em 5-15 dias o laudo já é liberado. Como todas as análises são realizadas em âmbito nacional, é possível atender a demanda diária sem precisar enviar amostras para o laboratório. 

Retirada do laudo on-line

Retirar o laudo on-line é bastante simples! Após criar o cadastro na plataforma, é só inserir o CPF e a senha, escolhida naquele mesmo momento. Assim, vai poder acessar o site e ficar por dentro de todo o andamento do exame. 

É importante lembrar que o laudo não é enviado pela LABET por meio de e-mail. Para isso, é necessário acessar o site, fazer a conferência direto na sua área logada e conferir o resultado. Esse procedimento garante que apenas você tenha acesso ao laudo. 

Ao ler este conteúdo, você pôde perceber que, para garantir a qualidade nos exames laboratoriais, é necessário contar com uma equipe profissional, equipada e que tenha tradição no mercado, oferecendo as principais vantagens e comodidade às empresas que desejam contratar esse serviço. 

Caso você tenha se interessado pelo assunto e deseje receber mais informações como estas, basta assinar a nossa newsletter e ter diretamente na sua caixa de entrada todas as dicas e conteúdos.