A realização do Exame Toxicológico para empresas passou a ser uma obrigatoriedade nos momentos que antecedem a contratação e no desligamento de funcionários desde março do ano de 2016. Regulamentado pela Lei Federal 13.103 de 2015, ele permite detectar o consumo de drogas e substâncias tóxicas em uma janela de até 180 dias anteriores ao exame e, além disso, é responsabilidade da empresa solicitar e custear essa análise.

Contudo, dentro das organizações, os responsáveis por garantir que tal exigência seja cumprida podem ter a seguinte dúvida: como a aplicação do exame toxicológico favorece a companhia? Será que existe algum benefício claro para as empresas que seguem essa determinação?

No primeiro momento, o benefício mais evidente é bem simples: o cumprimento da lei evita que a empresa seja multada pelo governo. Entretanto, os benefícios vão muito além disso e envolvem a padronização dos processos, o engajamento dos colaboradores e até mesmo a segurança dos funcionários e das cargas e/ou passageiros transportados.

Esses são alguns dos tópicos que abordaremos ao longo do conteúdo. Quer saber ainda mais sobre a importância de se realizar o exame toxicológico nas empresas? Continue a leitura e descubra!

Garante a qualificação e padronização de processos

Todas as empresas precisam ter processos de admissão e desligamento bem definidos, pois esses momentos são cruciais para manter o seu bom desempenho. Nos processos de admissão, por exemplo, o responsável pelo RH da organização precisa identificar os profissionais que têm mais potencial para agregar valor ao negócio e aqueles que não estão qualificados para uma determinada função.

Quando esse tipo de processo passa a ser padronizado, as companhias ganham vários benefícios como: controle mais efetivo do tipo de rotina, o aumento da qualidade do processo e a maior praticidade em sua execução. Além disso, a padronização também auxilia a estabelecer critérios de seleção baseados nos valores da companhia, em seus interesses e em sua cultura organizacional.

A inclusão do exame toxicológico nos processos de admissão agrega mais valor a essa rotina da empresa e garante que a mesma não está contratando motoristas que utilizam substâncias entorpecentes, uma vez que isso representaria um grande risco para a organização. Já nos momentos de desligamento, o exame pode garantir que nenhuma das partes envolvidas saiam prejudicadas.

Aumenta o engajamento dos colaboradores

Um dos grandes desafios encontrados pelas companhias é gerar e manter o engajamento de seus funcionários. Profissionais engajados são muito importantes, pois eles contribuem para o bom funcionamento dos processos e prezam pelo cumprimento das normas da empresa.

Para as empresas da área de transporte de cargas, conseguir tal façanha pode ser ainda mais complicado, afinal, os motoristas passam bastante tempo longe das companhias para as quais trabalham e a falta do contato direto pode prejudicar essa relação. Assim, comportamentos inadequados como o consumo de substâncias tóxicas podem surgir e comprometer o engajamento. 

Com base nesse aspecto, realizar o exame toxicológico nos motoristas da empresa pode ser visto como um incentivo para que eles se comprometam a não utilizar substâncias prejudiciais a eles mesmos e à credibilidade da companhia.

Outro ponto importante é que a recusa do funcionário em se submeter a essa análise é considerada uma infração disciplinar. Nesse ponto, a obrigatoriedade do exame também pode ser benéfica, pois o ato de se recusar a realizá-lo também pode ajudar a identificar os funcionários que não estão tão comprometidos com a organização.

Deixe seu email e ganhe desconto na compra do seu Exame Toxicológico na LABET!

Auxilia a manter a boa saúde dos profissionais 

Cada vez mais as empresas estão preocupadas com a saúde dos seus colaboradores. Afinal, é um fato conhecido que um funcionário fisicamente e psicologicamente saudável presta melhores serviços. Além disso, um colaborador com a saúde debilitada pode estar inapto para exercer sua função e a empresa deve estar atenta a tal questão.

O uso de substâncias tóxicas é extremamente prejudicial à saúde, pois o consumo frequente na grande maioria das vezes leva à dependência. As drogas utilizadas pelos motoristas para se manterem acordados causam a perda dos reflexos, aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial, confusão, ansiedade e, em casos mais graves, podem levar a problemas como depressão, paranoia e síndrome de perseguição.

Sendo assim, ao aplicar o exame toxicológico, a companhia está prezando pela saúde de seus motoristas e garantindo que estão aptos para exercer sua função. Dessa forma, o serviço é realizado com sucesso e a organização consegue prevenir os transtornos causados pelo uso de tais substâncias.

Garante a segurança dos funcionários e das cargas transportadas

Além dos danos causados à saúde, o uso de substâncias tóxicas por motoristas está diretamente ligado ao número de acidentes que ocorrem nas estradas do país. Drogas como cocaína e anfetamina (popularmente conhecida como rebite) são utilizadas por motoristas para tirar o sono durante grandes viagens. Porém, esse hábito pode gerar graves consequências para as companhias, pois elas podem ter seus motoristas envolvidos em acidentes de trânsito. 

Sabemos que muitos acidentes nas estradas geram ferimentos graves, sequelas, amputações e, nos piores casos, a morte dos envolvidos. A realização do exame toxicológico ajuda a prevenir que esse tipo de situação aconteça. Dessa forma, é possível garantir a segurança e o bem-estar dos motoristas durante suas viagens e ainda contribuir para a diminuição dos acidentes de trânsito.

Além disso, é comum que as cargas transportadas sejam danificadas caso acidentes ocorram. Em outros casos, dependendo da carga que está sendo levada, também é possível que ela seja saqueada, o que gera vários prejuízos para a empresa responsável. Ou seja, realizar o exame toxicológico também ajuda a garantir que o produto seja transportado com segurança.

Como você pôde perceber, aplicar o exame toxicológico nos funcionários das empresas proporciona grandes benefícios. Através desse exame é possível garantir mais qualidade nos processos da empresa, criar um ambiente organizacional saudável e aumentar a segurança. Sendo assim, as empresas devem seguir rigorosamente a lei e aplicar o exame toxicológico em seus colaboradores. 

Agora que você já sabe qual a importância de se realizar o exame toxicológico nas empresas não vai deixar de aplicá-lo em seus motoristas, certo? Então, entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!