Exame Toxicológico para porte de arma: principais dúvidas

Exame Toxicológico para porte de arma: principais dúvidas

30 de novembro de 2023 0 Por LABET Exames Toxicológicos

O exame toxicológico pode autorizar porte e posse de arma de fogo, evitando riscos do manuseio dela por pessoas sem condições.

A partir de agora, o resultado do exame toxicológico serve para autorizar porte e posse de arma. Além disso, será preciso apresentá-lo para conseguir a renovação do Certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF).

Logo, o exame toxicológico se torna necessário tanto para quem quer possuir e carregar uma arma de fogo quanto para motoristas — que já eram obrigados. Isto é, condutores das categorias C, D e E abaixo dos 70 anos devem fazer esse teste periodicamente.

Com isso, é possível verificar se os indivíduos usaram substâncias químicas nos últimos meses, o que aumenta o perigo na direção e no manuseio de armas. Então, quer entender melhor sobre a obrigatoriedade desse exame para porte e posse de arma de fogo? Continue a leitura e descubra:

  • O que é o exame toxicológico para porte de arma?
  • Quais são as consequências de não realizar o exame toxicológico para porte de arma?
  • Qual o preço médio do exame toxicológico para porte de arma?
  • Quanto tempo demora para sair o resultado do exame toxicológico para porte de arma?

O que é o exame toxicológico para porte de arma?

O exame toxicológico para porte de arma é um procedimento que verifica se alguém tem usado substâncias químicas nos últimos meses. Para isso, é necessário fazer a coleta de uma amostra de cabelo, unha ou urina. 

Assim, essa amostra é enviada para um laboratório, onde os profissionais realizam testes para detectar a presença desses componentes. A partir do resultado, um indivíduo pode ou não conseguir uma licença, ou autorização para possuir e carregar uma arma de fogo. 

Até porque, trata-se de uma grande responsabilidade, e é importante garantir que apenas pessoas em plenas condições mentais e físicas apropriadas possam tê-las.

O que mudou?

O Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003) relacionado ao uso de armas de fogo passou por algumas mudanças em 23 de agosto de 2023. Acompanhe!

Teste de detecção de drogas com “larga janela de detecção”

Os interessados em comprar ou portar armas de fogo de uso devem fazer um teste de detecção de uso de drogas com “larga janela de detecção”. Isso significa que o teste pode identificar o uso de drogas em um período maior, de 90 a 180 dias passados.

Renovação do Certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF)

A segunda alteração obriga as pessoas que já possuem armas de fogo a obter um resultado negativo no exame toxicológico para renovar o CRAF. Ou seja, para manter a autorização, os proprietários terão que passar por esse teste e mostrar que não tem usado drogas. 

Esse teste de renovação deve ser realizado, pelo menos, a cada três anos. Junto com ele, é preciso garantir os requisitos já existentes de capacidade técnica e psicológica, comprovação de idoneidade e residência lícita.

Testes de detecção de drogas aleatórios

A terceira mudança permite que os proprietários de armas sejam submetidos a testes de detecção de drogas a qualquer momento. Isso deve ocorrer sem aviso prévio no intervalo de três anos entre as renovações do CRAF. 

Em outras palavras, mesmo após a obtenção da autorização para possuir uma arma, os proprietários podem ser submetidos a testes de drogas aleatoriamente. 

Essas mudanças visam aumentar o controle sobre o uso de armas de fogo. Afinal, evitam que quem as possua não estejam em condições adequadas. Desse jeito, elas também ajudam a melhorar a segurança pública.

Quem deve fazer o exame toxicológico para porte de arma?

Geralmente, esse tipo de exame se aplica a quem deseja obter uma licença para portar uma arma de fogo. É o caso de atiradores esportivos, colecionadores de armas ou cidadãos que desejam uma arma para proteção pessoal. As regras e requisitos específicos variam conforme as leis vigentes. 

Quais são as consequências de não realizar o exame toxicológico para porte de arma?

Se uma pessoa não realizar o exame toxicológico quando exigido pela lei, geralmente não recebe a licença ou autorização para portar uma arma de fogo.

Além disso, não fazer o exame toxicológico pode representar um risco para a segurança pública. Afinal, a presença de substâncias químicas que seriam detectadas podem afetar o comportamento e o julgamento do indivíduo que manuseia a arma.

Qual o preço médio do exame toxicológico para porte de arma?

Em média, os exames toxicológicos tendem a custar entre R$ 110 e R$ 25 ou mais, dependendo das circunstâncias. Porém, esses valores são aproximados e podem variar significativamente. E ainda, alguns laboratórios, como o Labet, oferecem desconto para quem comprar pelo site.

Deseja obter o preço exato e as informações detalhadas sobre o exame toxicológico para porte de arma em sua região? Então, entre em contato com laboratórios ou clínicas de saúde locais.

Quanto tempo demora para sair o resultado do exame toxicológico para porte de arma?

O tempo médio para a obtenção dos resultados de um exame toxicológico para porte de arma pode ser cerca de 15 dias, a partir da coleta. Entretanto, isso depende de vários fatores, como tipo de teste realizado, laboratório ou instituição médica, demanda atual de testes e outros fatores logísticos.

Logo, é importante se planejar com antecedência e verificar com o laboratório ou clínica sobre os prazos específicos para os resultados do exame toxicológico. Isso é especialmente importante se você estiver no prazo limite para a renovação de sua autorização de porte de arma.

Faça Exames Toxicológicos para porte de arma no Labet

Então, descobriu qual é a importância de fazer exames toxicológicos para porte e posse de arma, conforme as mudanças no Estatuto do Desarmamento? Cumpri-las é necessário para conseguir a licença ou a autorização para portar uma arma de fogo.

No Labet você consegue fazer exames toxicológicos com o melhor custo-benefício, menor preço do mercado e laudo mais rápido. Compre pelo nosso site que o valor é ainda mais barato!