A satisfação do cliente é uma constante na pauta das empresas. Porém, nem sempre os colaboradores recebem a devida atenção à satisfação.

Também chamados de clientes internos, eles desempenham um importante papel na imagem da organização junto ao público. Além disso, é fundamental estar atento às necessidades desse grupo, já que elas influenciam o modo como suas funções são desempenhadas.

Desenvolver uma pesquisa de satisfação em sua empresa pode ajudar o gestor a planejar e promover ações voltadas para o bem-estar de seus funcionários, o que aumenta a produtividade de toda a corporação. Quer saber como? Acompanhe o post!

Por que desenvolver uma pesquisa de satisfação?

Lançar uma pesquisa de satisfação vai muito além de saber se sua empresa é um bom lugar para trabalhar, visto que também inclui o fator sobrevivência da organização.

Isso porque os resultados mostram que mudanças são necessárias para que o ambiente de trabalho se torne mais agradável e, dessa forma, a retenção de mão de obra qualificada seja maior. Ignorar esses fatores significa deixar que os serviços da empresa sejam feitos em um ambiente desagradável e cheio de colaboradores desmotivados.

Alguns fatores tornam urgente que uma pesquisa como essa seja realizada, por exemplo, muitas faltas, pedidos de licença e afastamento e, principalmente, reclamações. Esses são sinais de alertas que demonstram um alto nível de insatisfação, o que trará problemas sérios para a organização.

Outro ponto que precisa ser levado em consideração é o nível de satisfação dos contratados, uma vez que ele influencia diretamente na qualidade dos serviços entregues aos clientes finais, o que torna imprescindível manter bons níveis de aceitação interna.

É bom lembrar também que a organização é atuante na sociedade e possui responsabilidade social. Portanto, deve contribuir para o desenvolvimento das pessoas que estão envolvidas em seus processos e fazem parte de sua comunidade.

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Como elaborar uma pesquisa de satisfação?

Para elaborar a pesquisa é importante levantar questões relacionadas não apenas ao dia a dia do trabalhador, como também aos processos empresariais:

  • comunicação;

  • higiene e segurança;

  • infraestrutura;

  • salário;

  • metodologia de trabalho.

O ideal é que as respostas sejam anônimas para que os colaboradores se sintam à vontade para respondê-las. Além disso, esse recurso garante a plausibilidade das informações.

Outro fator que contribui para o sucesso da pesquisa é utilizar uma linguagem mais informal e menos corporativa na elaboração das questões.

Leia algumas sugestões de perguntas para o formulário da pesquisa:

  • Em uma semana típica, o quanto você se sente estressado no trabalho?

  • Suas opiniões e sugestões de melhorias são ouvidas e consideradas por colegas e superiores?

  • As expectativas do seu superior são realistas?

  • Com que frequência seu supervisor lhe atribui tarefas que ajudam a crescer profissionalmente?

  • Você sente que tem oportunidades para ser promovido em seu local de trabalho?

  • Você é supervisionado muito pouco, em excesso ou razoavelmente?

  • Você está satisfeito com os benefícios que recebe? Eles são suficientes?

  • De modo geral, você está satisfeito com o seu trabalho?

  • Você tem orgulho de trabalhar nessa empresa?

  • Qual é a probabilidade de você procurar por um outro trabalho em outra empresa?

  • Você recebe todas as informações de que precisa para desempenhar seu trabalho?

  • Você tem oportunidades para participar de treinamentos?

  • A empresa incentiva práticas saudáveis e oferece condições para uma qualidade de vida maior?

  • Quais mudanças faria em seu ambiente de trabalho?

Por fim, uma boa ferramenta para criar questionários personalizados ou utilizar modelos prontos são as plataformas online. Além de seres mais práticas, são mais agradáveis de responder, e podem ser respondidas em qualquer lugar, não necessariamente na empresa, o que contribui para criar um clima leve e informal.

Como utilizar os dados obtidos para implementar mudanças?

As informações geradas poderão ser utilizadas para a tomada de decisões e implementação de ações voltadas para o bem-estar dos colaboradores. Com elas é possível implementar novos programas ou fazer mudanças nos programas já existentes.

É importante que o colaborador se sinta assistido pela corporação, de modo a manter sua motivação e desejo de realizar um bom trabalho. Além disso, os resultados poderão indicar problemas que não haviam sido considerados antes.

Veja alguns exemplos de ações que podem ser desenvolvidas para aumentar a satisfação do funcionário:

Promoção da saúde e de hábitos saudáveis

Programas de estímulo a práticas de esportes ou convênios com academias e centros esportivos são boas opções de incentivo a uma vida saudável e costumam ser valorizados pelos colaboradores.

A formação de equipes esportivas gera resultados positivos e aumenta a integração entre os contratados, contribuindo para a criação de um espírito de equipe e companheirismo. O que, certamente, torna o ambiente de trabalho mais agradável e facilita a comunicação.

Realização de exames de rotina

A possibilidade de realizar exames de rotinas sem passar por muitas burocracias é uma boa forma de incentivar o cuidado com a saúde.

Além disso, a própria empresa pode convocar os funcionários em determinados dias para que estes realizem exames de rotina que, não necessariamente, têm caráter obrigatório para exercer a atividade profissional, mas que são fundamentais para a manutenção da saúde.

Realização de exames toxicológico

A realização de exames toxicológicos é fundamental para garantir a saúde e segurança dos colaboradores e motoristas em particular. Além de garantir o acesso a esses exames, é interessante que a empresa os oriente a evitar o uso de substâncias perigosas.

Neste quesito, é necessário ser cuidadoso para não causar constrangimentos. É de suma importância optar por uma empresa que torne a experiência de realizar o teste toxicológico da forma mais agradável possível.

Por fim, considere a possibilidade de divulgar os resultados da pesquisa, seja para mostrar um alto nível de aceitação ou para dar início as mudanças e efetivar as sugestões recebidas.

Outra opção é dar continuidade a investigação e implementar outros tipos de pesquisas: de engajamento e comprometimento dos colaboradores, desempenho da equipe e do departamento e eficácia da gerência, por exemplo.

Tenha em mente que esse é um processo de melhoria contínua. É importante realizar uma pesquisa de satisfação de período em período para acompanhar as demandas dos funcionários, mas acima de tudo é vital que se utilize de transparência na divulgação dos resultados e de um plano concreto de ações que demonstrem aos colaboradores que sua opinião, além de ouvida é relevante. Assim é possível manter o bem-estar dos colaboradores e a saúde da empresa.

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