
Que tal aumentar sua renda com frete?
Em um restaurante, quem estipula o preço da comida é você ou o dono? Em uma oficina, quem determina quanto custará o conserto? Em um posto de combustível, quem estabelece o valor da gasolina? Pois bem, o poder da negociação do seu frete esta com você, motorista. A gente te mostra algumas abordagens para potencializar a sua estratégia de negociação de frete. Afinal, uma boa negociação é a chave entre seu sucesso e o seu fracasso.
1. PREPARE-SE PARA LIDAR COM O CLIENTE
Antes de aceitar um frete pense nos seguintes pontos:
- O destino da carga é do seu interesse? Se não for pense bem antes de aceitar.
- Reúna os documentos necessários para fechar negócio.
- Pesquise sobre a empresa que está oferecendo a carga.
Uma dica é dar uma conferida no Calcula Frete, ele já conta com a tabela de fretes atualizada de acordo com a resolução ANTT nº 5.835.
2. ENXERGUE O VALOR DO SEU FRETE
Compare seu preço com outros fretes em rotas semelhantes para ter uma noção e, no momento de negociação de valores, pense:
- Qual o valor mínimo do frete? Ou seja, quanto você gastará de combustível, com pedágios, alimentação, banho, manutenção do veículo e, claro, o seu lucro com o transporte.
- Qual é o maior margem de lucro? Mas que ainda seja justo para as duas partes (você e seu cliente).
3. VALORIZE-SE
Destaque os seus pontos fortes, mas cuidado para não exagerar! Inicie uma relação de confiança sem mentiras, seu não deseja saber se você é bom no volante ou se o seu veículo é o mais moderno, ele quer saber da qualidade do seu serviço.
Peça recomendações de antigos clientes, assim conseguirá um ponto ao seu favor.
4. ACERTE NO DIÁLOGO COM SEU CLIENTE
Quando você fala de forma clara e objetiva, expressando o que pensa, sente ou quer, sem ofender ninguém, seu interlocutor se torna um aliado. Por outro lado, uma má interpretação pode comprometer sua negociação. Para que isso não ocorra evite:
- Atitude passiva: Quando o cliente tentar fechar o frete por um preço que ainda não atende a taxa aceitável de lucro, você não concorda, mas mesmo assim aceita.
- Atitude Agressiva: Quando se fala em um tom mais alto, até mesmo de forma mais direta e grosseira, podendo levar a dicussões e a perda do frete.
5. LADO PESSOAL: NÃO ESTÁ EM QUESTÃO
Você está negociando o seu trabalho, não a sua auto-estima. Caso eles queiram questionar o valor ou as condições do frete, escute os argumento apresentados e os rebata com lógica e profissionalismo, apresente números se for possível. Tente sempre negociar para que ambos sejam beneficiados.
Agora que você conheceu algumas dicas para aumentar a sua renda, que tal dominar 4 maneiras de otimizar o uso de combustível? Fique por dentro da vida do motorista profissional.