Dirigir requer sempre atenção e prudência do motorista, não importa qual o veículo que ele esteja conduzindo. Porém, também é preciso andar dentro da lei: mesmo que você tenha o conhecimento de como dirigir determinado tipo de condução, é preciso estar ciente dos tipos de carteira de motorista, já que o documento é a prova de que o motorista está habilitado a levar o veículo.

As categorias A e B são as mais conhecidas: a primeira, permite dirigir veículos motorizados de 2 a três rodas, enquanto a B afirma que aquele motorista pode dirigir veículos com capacidades para até 8 pessoas, ou seja, carros de passeio.

Mas e as letras C, D e E, você conhece as diferenças entre elas? Quais veículos os motoristas que estão habilitados em cada uma delas podem conduzir? No texto de hoje, você vai conferir essas e outras informações referentes aos modelos de habilitação e seus detalhes. Vamos lá!

As diferenças entre as CNHs nas categorias C, D & E

CNH categoria C

O condutor que tem a categoria C em sua carteira de habilitação está autorizado a conduzir veículos que pesem mais de 3.500 kg brutos, usados em transporte de cargas. É permitido conduzir modelos como trator de esteira, trator misto e veículo motorizado especial para movimentação de cargas e de trabalho agrícola, construção, pavimentação ou terraplanagem.

Quem tem a categoria C na habilitação também tem permissão para conduzir todos os veículos da categoria B e também a combinação de veículos, conhecida como reboque, contanto que o peso não ultrapasse 6.000 kg.

Requisitos para ser habilitado na categoria C

É preciso ter carteira de motorista habilitada na categoria B por mais de um ano e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infração média nos últimos 12 meses que antecedem o pedido de mudança de categoria.

CNH categoria D

A categoria D permite a condução de veículos que transportem mais de 8 pessoas, sem contar com o motorista. Ônibus e micro-ônibus são exemplos de modelos que podem ser pilotados pelo motorista que tenha esse tipo de habilitação. Além disso, quem tem a categoria D também está autorizado a conduzir todos os outros veículos dos tipos B e C.

Requisitos para ser habilitado na categoria D

É preciso ter mais de 21 anos e estar habilitado há, pelo menos, 2 anos no tipo B ou há 1 ano no C e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nesse período, assim como não ser reincidente em infração média no período de 12 meses que antecedem o pedido de mudança de categoria.

CNH categoria E

Essa categoria envolve a condução de um veículo motorizado combinado, ou seja, uma parte em que a unidade tratora esteja nas categorias B, C ou D e a outra parte, acoplada, seja um reboque, semirreboque, articulada ou trailer e tenha mais de 6.000 kg em seu peso bruto total ou mais de 8 lugares.

A habilitação nessa categoria permite, também, dirigir veículos com mais de uma unidade tracionada, independentemente de seu peso ou capacidade de tração.

Requisitos para ser habilitado na categoria E

Ter mais de 21 anos e estar habilitado na categoria C há, pelo menos, um ano, sem ter cometido infrações graves ou gravíssimas ou ter sido reincidente nas infrações médias nos 12 meses que antecedem o pedido de mudança de categoria.

Deixe seu email e ganhe desconto na compra do seu Exame Toxicológico na LABET!

O procedimento para mudar a categoria na carteira

Para mudar a categoria da carteira de habilitação, é preciso comparecer a uma unidade do Detran, com horário marcado, e levar a CNH (original e cópia) e um comprovante de endereço emitido até 3 meses antes do comparecimento.

Depois, é preciso pagar as taxas de exame médico, psicotécnico, aulas práticas, exames teórico e prático e a taxa de emissão do documento. O Exame Toxicológico de larga janela de detecção será exigido para mudanças nas categorias C, D e E.

Em algumas cidades, há, ainda a opção de receber a CNH em casa, mediante ao pagamento de mais uma taxa.

As dúvidas mais frequentes referentes aos tipos de carteira de motorista

1. Um ônibus articulado exige qual tipo de documentação?

Um ônibus articulado (ou biarticulado) só pode ser conduzido por um motorista que tenha, pelo menos, a categoria D em sua carteira. Essa categoria permite transportar mais de 8 passageiros, independentemente do comprimento. O que conta é o peso da unidade acoplada: se ultrapassar 6 toneladas, o condutor já deve ter a categoria E em sua habilitação para dirigir.

2. Qual letra é preciso ter no documento para pilotar um caminhão com 4 eixos, com 2 dianteiros direcionais?

O caminhão de 4 eixos também costuma gerar dúvidas sobre a categoria que o motorista deve ter em seu documento para conduzi-lo. Como ele não tem articulação e não carrega um reboque, nem um semirreboque, os motoristas com a categoria C podem dirigir sem problemas.

3. Para dirigir uma van sem remuneração, é preciso ter um curso de transporte coletivo?

Se você tem a categoria D, pode conduzir uma van sem problemas, desde que essa não seja uma atividade remunerada.

Para transportar mais de 8 pessoas e receber uma remuneração por isso, é preciso realizar um curso específico, de transporte coletivo de passageiros. Mas somente quem vai realizar essa atividade como profissão deve passar pelo curso. 

4. Qual é a multa por dirigir um veículo e não ser habilitado para sua categoria?

Dirigir o veículo de outra categoria que não aquela que está em sua carteira de motorista gera uma infração considerada gravíssima. São 7 pontos na CNH e uma multa no valor de R$ 586,94. O motorista também tem o veículo retido e apenas alguém habilitado na categoria correta pode retirá-lo.

É muito importante conseguir diferenciar os tipos de carteira de motorista para saber quais são as categorias e veículos que podem ser conduzidos de acordo com o que estiver no documento. Ser habilitado para dirigir cada um deles garante a segurança no trânsito e evita multas, transtornos e acidentes que podem ser fatais.

Agora que você já sabe tudo sobre as categorias de veículos correspondentes às letras na CNH, compartilhe este post em suas redes sociais e ajude seus amigos a ficarem por dentro dessas informações!