O estresse tem se tornando um companheiro comum aos motoristas durante suas viagens. Contudo, aplicando algumas práticas simples, é possível mudar esse cenário.

Muitas são as dificuldades enfrentadas por aqueles que ganham a vida nas estradas do país. A violência nas vias, o risco de acidentes e a distância de casa são algumas delas. Frente a esses desafios, é comum que os caminhoneiros se encontrem em uma rotina exaustiva e se perguntem como diminuir o estresse gerado pela situação.

Pensando nisso, elaboramos este post. Nele, listamos algumas dicas simples e práticas que vão ajudar a tornar sua rotina de trabalho mais leve e agradável. Achou interessante? Então, prossiga a leitura!

Use técnicas de respiração

Provavelmente você já ouviu falar que, em momentos de raiva e irritação, o ideal é respirar fundo e pensar com calma e clareza. Para diminuir o estresse na rotina das estradas, não é diferente. Saber controlar a respiração é um grande trunfo nesses momentos, afinal, quando respiramos de maneira correta, conseguimos aliviar a tensão do corpo e tranquilizar a mente.

Existem várias técnicas que podem ser usadas para esse fim. Mas, para os iniciantes, o ideal é seguir um exercício simples e realizá-lo por cerca de 5 minutos todos os dias. Veja os passos:

  • inspire contando até 4;
  • mantenha a respiração presa por 7 segundos;
  • expire lentamente contando até 8 segundos.

Essa atividade pode ser feita em qualquer momento do dia, basta estar atento aos períodos de maior tensão para que o sentimento passe o mais rápido possível.

Preze pelo sono de qualidade

Sabemos que o dia a dia nas estradas nem sempre permite um bom descanso ao condutor. Entretanto, uma noite de sono tranquila faz verdadeiros milagres, tanto para a saúde mental quanto para a física, então priorize a saúde e busque uma noite bem dormida!

Quando não dormimos bem, ficamos com aquela sensação desagradável de “corpo pesado” e “cabeça cheia”. Isso favorece o surgimento de emoções negativas, como raiva e ansiedade, tornando o trabalho estressante e exaustivo. Portanto, para não negligenciar sua saúde, organize uma rotina de sono com qualidade, tomando o cuidado de descansar, pelo menos, 6 horas por dia.

Deixe seu email e ganhe desconto na compra do seu Exame Toxicológico na LABET!

Pratique exercícios de autoconhecimento

Essa pode parecer uma dica simples, mas é essencial. Antes de se perguntar como diminuir o estresse no trabalho, você deve entender o que causa tal problema. Isso mesmo, pense em quais fatores estão colaborando para tornar seu trabalho estressante: seria o trânsito? O barulho dos carros? Ou a distância da família?

Após identificar os fatores, fica muito mais fácil entender as soluções e trabalhar no que pode ser melhorado. Também é importante reconhecer seus limites, pois o excesso de responsabilidades colabora para o aumento da ansiedade e do estresse. Para isso, os exercícios de autoconhecimento são fundamentais.

Mantenha-se próximo à família

A distância da família é uma das maiores reclamações dos motoristas e, infelizmente, a falta de contato com os entes queridos também é um gerador de estresse para os caminhoneiros. Por isso, mesmo que a distância seja grande, é fundamental manter a proximidade com aqueles que são importantes para você.

Hoje, com a ajuda da tecnologia, é possível estar perto de quem você ama sem grandes dificuldades. Seja por meio do WhatsApp, do Facebook ou de uma ligação, até a mais simples conversa com a família ou com os amigos funciona com uma válvula de escape, aliviando a tensão da rotina pesada.

Agora você já sabe como diminuir o estresse nas estradas. Então, comece a aplicar essas dicas o mais rápido possível e passe a desfrutar de uma vida mais saudável e tranquila

E aí, gostou do conteúdo e quer conhecer mais dicas relacionadas à vida de caminhoneiro? Então, confira nosso próximo artigo e descubra como motoristas podem lidar com o sobrepeso