O consumo de drogas pode, até, acontecer por debaixo dos panos, mas isso não impede a prática de ser detectada no Exame Toxicológico para CNH. A rapidez, segurança e rigor são fundamentais na hora da identificação dessas substâncias, resguardando a vida dos motoristas, dos empregadores e dos que estão ao redor, em seus cotidianos agitados.

Essa averiguação é capaz de prevenir acidentes. Por isso, são de extrema necessidade em admissões e demissões de motoristas. Quer saber o motivo pelo qual a realização do Exame Toxicológico é obrigatória, quais substâncias podem ser detectadas, como ele acontece e o tempo que leva para chegar o resultado?

Neste artigo, vamos falar exatamente disso e tirar todas as suas dúvidas a respeito do assunto. Venha com a gente e se informe!

Por que fazer o Exame Toxicológico para CNH?

Lei 13.103/15, que exige o teste para a renovação da carteira, está em voga desde 2015, para pessoas que vão adicionar ou renovar a CNH, nas categorias C, D ou E. Essa norma exige que o teste seja feito, independentemente da prática de atividades de direção remuneradas.

Houve uma queda de 30% no número de habilitações nessas categorias no ano de 2016. Isso denota uma “fuga” por parte dos motoristas à obrigatoriedade, visto que aconteceu no ano seguinte à vigência da Lei. De uma forma ou de outra, abriu-se uma brecha no mercado para quem deseja atuar.

Entenda como funciona o procedimento

O Exame Toxicológico deve ser feito em um laboratório de confiança, credenciado pelo Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran, dentro da resolução prevista. Ele pede preferencialmente fios de cabelo na detecção do DNA, pois há maior chance de identificação, apontando a presença da substância em até três meses retroativos em relação à data do exame.

Essa conduta possibilita a identificação da substância, mesmo que tardia, diminuindo consideravelmente a chance de burlar o exame. As substâncias podem ser anfetaminas, maconha, cocaína, opiáceos (como morfina e heroína, por exemplo), bem como o ecstasy. 

Deixe seu email e ganhe desconto na compra do seu Exame Toxicológico na LABET!

Quais fatores considerar na escolha do laboratório?

É muito importante focar na segurança do Exame Toxicológico para CNH. Para isso, é fundamental contar com um laboratório experiente, de preferência especialista nesse tipo de teste, alegando assim seu compromisso com motoristas e empresas contratantes. Considere os seguintes fatores na escolha:

  • tradição de mercado;

  • confiabilidade da clínica;

  • praticidade na entrega do laudo;

  • possibilidade de acompanhamento do exame;

  • tratativa em busca dos melhores preços;

  • disponibilidade de regiões para coleta;

  • tecnologia de ponta nas análises;

  • profissionais em constante aperfeiçoamento.

Uma dica de ouro é olhar o site do laboratório e buscar detalhes sobre a atuação do laboratório. A LABET traz todos os diferenciais que citamos, sendo assim uma empresa na qual você pode confiar totalmente. Estamos aqui para auxiliar em todas as dúvidas e abordar qualquer assunto a respeito do Exame Toxicológico.

Dê uma boa lida na seção de perguntas frequentes — para entender o motivo pelo qual a LABET é mesmo especialista no assunto —, e não deixe de notar que há informações suficientes sobre Exame Toxicológico e outros aspectos da vida de motorista. Afinal, quem tem expertise é capaz de esclarecer todos os aspectos, não é mesmo?

O que acontece se o resultado do Exame Toxicológico der positivo?

Em caso de o laudo dar positivo para o consumo de substâncias ilícitas, é possível configurar contraprova (novo exame) a qualquer momento. O motorista que for pego nessa condição também tem sua habilitação confiscada e suspensa — enquanto aguarda novo exame —, ficando, assim, impossibilitado de dirigir durante o tempo determinado. 

Por isso, é tão importante a escolha de um laboratório de confiança na hora de realizar o Exame Toxicológico para CNH: isso vai garantir que os resultados sejam fiéis às análises, além de manter todos os procedimentos dentro da Lei, conservando, dessa forma, o bem-estar e a segurança de motoristas e contratantes.

Procurando um laboratório de confiança para cuidar do seu toxicológico?  Entre em contato conosco e solicite o seu exame por meio do nosso portal! 

Powered by Rock Convert