Quanto tempo demora para emitir a CNH? Descubra!

13 de julho de 2023 0 Por Marketing Digital

Descobrir quanto tempo demora para emitir a CNH ajuda você a se programar para evitar dirigir com a carteira suspensa, arriscado a levar multas. Entenda.

Saber quanto tempo demora para emitir a CNH é importante para você se organizar. Afinal, quem trabalha como motorista, por exemplo, precisa ter carteira para conseguir trabalhar formalmente. 

Assim, talvez seja necessário recorrer à carteira provisória, garantindo autorização do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), enquanto a definitiva não chega. Caso contrário, você pode pagar uma multa gravíssima se dirigir sem CNH, além de comprometer a sua reputação profissional. 

Mas calma: é possível evitar todos esses problemas ao se informar sobre a emissão da CNH. Então, continue a leitura e saiba mais!

O que significa que a CNH foi emitida?

Quer dizer que o DENATRAN, órgão do governo federal, analisou toda a documentação e as informações do motorista.

Isso inclui exames médicos e psicológicos, além da aprovação nas etapas de aprendizagem e nos exames teórico e prático. Para emitir e/ou renovar a CNH nas categorias C, D ou E, também é preciso fazer exames toxicológicos.

Assim, se tudo estiver em ordem, a CNH é emitida e entregue ao motorista, permitindo que ele dirija o veículo na categoria habilitada. Porém, lembre-se que a CNH tem validade e precisa ser renovada periodicamente.

O que é preciso para emitir a CNH?

Você deve seguir alguns passos que habilitam dirigir um veículo legalmente e com segurança. Acompanhe!

Procedimentos

Procure uma autoescola e se matricule no curso de formação de condutores, que inclui aulas teóricas e práticas. Durante as teóricas, são ensinadas leis de trânsito, direção defensiva e primeiros socorros. Nas aulas práticas, você aprende a dirigir o veículo.

Após concluir o curso, faça os exames de aptidão física e mental em uma clínica credenciada pelo DETRAN. Esses exames verificam a sua aptidão para dirigir com segurança. 

Como dito, em algumas categorias de CNH também é necessário agendar o exame toxicológico. Ele identifica a presença de substâncias psicoativas no organismo, afetando a direção segura.

Em seguida, você deve realizar o exame teórico, prova que avalia o seu conhecimento sobre as leis de trânsito. Se você for aprovado, poderá marcar as aulas práticas e, posteriormente, o exame prático, que avalia a sua habilidade de dirigir.

Documentos necessários

Para emitir a CNH, você precisa apresentar alguns documentos obrigatórios, como:

  • carteira de identidade (RG) ou outro documento oficial com foto;
  • cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • comprovante de residência entre os últimos 3 meses (conta de água, luz, telefone ou contrato de aluguel);
  • comprovante de pagamento das taxas para emissão da CNH.

Além desses documentos, você precisa ter mais de 18 anos e saber ler e escrever. E ainda, quem desejar adicionar uma nova categoria na CNH deve levar os mesmos dados. Os procedimentos envolvidos também são parecidos, a diferença é que as aulas vão focar na nova categoria. 

Como acompanhar a emissão da CNH?

Para saber se a carteira de motorista já foi emitida, você pode acessar o site do DETRAN do seu estado. Assim, procure pela opção “consulta de CNH” ou “consulta de processos”. 

Feito isso, informe o número do CPF, data de nascimento e CEP da residência para visualizar as informações. Ao avançar a etapa, é possível verificar em que fase do processo está a sua CNH.

Caso haja algum problema no processo de habilitação, o status mostra as pendências ou reprovados nas etapas. E ainda, o site informa o código dos Correios. 

Isso porque, desde janeiro de 2021, a entrega da CNH é exclusiva pelos Correios. Então, se você tiver alguma dúvida ou problema, é recomendado entrar em contato com o órgão de trânsito da sua região para mais informações.

Quanto tempo demora para emitir a CNH 2023?

Em média, o processo completo de habilitação leva de 3 a 6 meses, mas em algumas regiões pode demorar mais tempo. Afinal, cada etapa passa alguns dias ou semanas para ser concluída, dependendo da disponibilidade de vagas e instrutores. Saiba mais detalhes!

Renovação da CNH

Agora, quer saber quanto tempo leva para receber a CNH renovada? Neste caso, o prazo é de 5 a 10 dias úteis

CNH provisória para definitiva

Já para passar da CNH provisória — que leva cerca de 14 dias úteis para ficar pronta — para a definitiva, é preciso esperar 12 meses. 

Se após esse período o motorista não tiver infrações graves ou gravíssimas, a carteira definitiva deve chegar em 14 dias úteis, após a solicitação. 

Tem que pagar para emitir a CNH?

É preciso pagar para fazer: 

  • exame médico; 
  • avaliação psicológica; 
  • renovar a carteira;
  • envio da CNH pelos correios;
  • exame teórica;
  • exame prático;
  • aulas práticas.

Os valores cobrados por cada taxa variam conforme o estado ou região do país onde você reside. Porém, o total fica em média R$ 463,24 em 2023.

Tem como ter a CNH digital antes da física?

Sim, é possível ter a CNH digital antes da CNH física, caso a física já tenha sido emitida desde 2017 e esteja válida. Afinal, é necessário acessar o QR Code no verso para acessar a digital. 

Se a física foi emitida antes de 2017, será necessário solicitar uma segunda via com QR Code para ter acesso à CNH digital. Assim, para ter acesso a ela, você deve baixar o aplicativo “CNH Digital” no celular, disponível gratuitamente para iOS e Android. Então, siga as instruções para se cadastrar. 

Durante o processo de cadastro, informe alguns dados pessoais e crie uma senha de 4 dígitos. Em seguida, valide o cadastro pessoalmente no DETRAN, apresentando a CNH física e outros documentos. Após a validação, a CNH digital é disponibilizada no aplicativo.

Conte com o LABET para ter sua CNH em dia

Então, entendeu quanto tempo demora para emitir a CNH? Como visto, parte do procedimento para emissão envolve exames médicos, como o toxicológico para quem deseja a carteira nas categorias C, D ou E. E ainda, é importante ter os documentos necessários, pagar as taxas envolvidas e muito mais.

Nós do LABET podemos ajudá-lo com o exame toxicológico, entregando resultados rápidos, precisos e de confiança para você fornecer ao DETRAN. Pensando nisso, agende agora mesmo a sua consulta conosco!

É possível tirar habilitação em 2 meses?

O processo de obtenção da habilitação pode variar de acordo com a legislação local, mas em muitos lugares, completar o processo em apenas dois meses pode ser desafiador devido aos requisitos, como aulas teóricas, práticas e exames.

Quanto tempo em média para tirar a carteira de motorista?

O tempo médio para tirar a carteira de motorista pode variar, mas geralmente envolve algumas semanas a meses, incluindo aulas teóricas, práticas e a realização de exames, de acordo com as normas locais de trânsito, totalizando um período de 3 a 4 meses.

Tem como tirar CNH em 4 meses?

O tempo para tirar a CNH pode variar, mas em alguns lugares é possível completar o processo em aproximadamente 4 meses, incluindo aulas teóricas, práticas e exames, dependendo da disponibilidade de vagas e cumprimento dos requisitos.

Quanto tempo leva para tirar CNH 2023?

O tempo para tirar a CNH em 2023 pode variar, dependendo das regulamentações locais, da disponibilidade de vagas para aulas e exames, e do cumprimento dos requisitos individuais, mas geralmente envolve algumas semanas a meses.