Algumas práticas simples garantem o bom funcionamento do seu caminhão e ainda evitam acidentes e gastos desnecessário.

Acidentes de trânsito, afastamentos do trabalho, gastos desnecessários, panes mecânicas e atraso nas entregas. Esses são apenas alguns dos problemas enfrentados pelos motoristas que dirigem caminhões em más condições e não sabem como evitar panes mecânicas.

Quem mantém a revisão em dia e se atenta aos pequenos detalhes, além de proteger a própria vida e a de outras pessoas, impede a ocorrência de diversos problemas no veículo e fica preparado para possíveis imprevistos no momento da direção.

Por isso, neste post, vamos apresentar as principais dicas para que você possa se prevenir devidamente e garantir uma viagem muito mais tranquila e segura. Quer saber quais são? Então, continue a leitura e confira!

1. Realize revisões preventivas

Prevenir é sempre a melhor opção. Então, quando o assunto é manter a segurança e evitar panes mecânicas, a revisão preventiva merece um destaque especial. Por ser uma intervenção técnica planejada e realizada antes da ocorrência de falhas, ela também é responsável por fazer um diagnóstico preciso das condições do veículo e determinar certas práticas que impeçam prejuízos e acidentes futuros.

Além disso, é muito mais barata que a manutenção corretiva, já que evita as trocas de peças fora do prazo indicado pelo fabricante. Então, para economizar, a melhor saída é prever problemas e antecipar soluções. Marque uma revisão o mais rápido possível!

2. Verifique a calibragem dos pneus

Verificar e regular a calibragem dos pneus conforme a recomendação do manual do veículo é essencial. Os pneus e o estepe devem estar sempre em boas condições de uso. Além disso, o rodízio de pneus deve ser feito a cada 10.000 km rodados, garantindo maior vida útil.

No entanto, é importante alinhar e balancear as rodas para evitar o desgaste prematuro dos pneus e o aumento do consumo de combustível, além de garantir a dirigibilidade e a segurança. Quando essa manutenção é feita, toda a parte de suspensão do veículo também é inspecionada. Isso pode diagnosticar futuros problemas e evitar panes mecânicas.

Deixe seu email e ganhe desconto na compra do seu Exame Toxicológico na LABET!

3. Evite combustíveis adulterados

Utilizar combustível adulterado pode fazer com que o caminhão corra sérios riscos, levando até mesmo à fundição do motor, de acordo com a frequência do abastecimento de procedência duvidosa.

Prevenir-se disso é uma das principais dicas para evitar panes mecânicas em seu veículo. Então, busque um posto de confiança e abasteça somente nele, por mais que o preço do combustível esteja um pouco mais alto que o dos outros.

4. Observe se há superaquecimento do motor

Parar o caminhão em virtude do superaquecimento do motor é considerado uma das panes mecânicas mais perigosas. Portanto, alguns cuidados são muito importantes para manter o sistema de arrefecimento em perfeito estado e evitar esse problema tão sério.

O motor pode superaquecer por diversas razões, como problemas no termostato, na bomba da água, na tampa do radiador, entre outros. E tudo isso pode ser piorado em dias mais quentes, quando há maior probabilidade do problema ocorrer. Sendo assim, é essencial ter muito cuidado com esses itens e verificá-los periodicamente.

5. Faça a manutenção corretiva sempre que necessário

Sabemos que não é possível viver somente de revisões preventivas. Por mais que você se atente aos detalhes citados anteriormente e evite problemas, alguns defeitos acabarão surgindo no caminhão, mais cedo ou mais tarde.

É muito comum que caminhoneiros ignorem pequenos reparos justamente porque o veículo continua funcionando. Só que isso pode trazer grandes prejuízos financeiros em um futuro próximo. Portanto, nunca negligencie manutenções corretivas e, se precisar ajustar ou trocar uma peça, faça rapidamente. Seu caminhão agradece!

Essas foram as principais dicas para evitar panes mecânicas em caminhões e garantir uma viagem muito mais segura, tanto para você quanto para as outras pessoas. Afinal, manter o seu veículo em ordem não evita somente dores de cabeça e gastos desnecessários, mas também acidentes graves, principalmente nas rodovias. Tenha cuidado e boa viagem!

E aí, gostou de saber como evitar panes mecânicas em caminhões? Quer que seus amigos também saibam disso? Então, não deixe de compartilhar este post em suas redes sociais e mantenha-os bem informados!