Garantir a segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos que estão nele, e algumas medidas simples podem ser adotadas pelos motoristas para evitar acidentes.

A principal preocupação de todo motorista deve ser dirigir com segurança. Afinal, não podemos nos esquecer de que, quando estamos no trânsito, precisamos cuidar de nós mesmos e das demais pessoas.

Atenção e respeito são fundamentais para evitar que acidentes aconteçam e, muitas vezes, pequenas ações são suficientes para prevenir problemas e preservar a integridade de todos.

Neste post, listamos 7 medidas essenciais para dirigir com segurança. Continue lendo para saber quais são elas e reflita se você as coloca em prática!

1. Deixar a manutenção do carro em dia

O bom funcionamento do veículo é essencial para evitar que imprevistos causem acidentes. Pneus carecas, problemas nos freios, contratempos com a suspensão etc. oferecem um grande risco.

Por isso, esteja sempre atento às condições do veículo que você vai dirigir. Se ele precisar de reparos, é preferível que isso seja realizado o quanto antes, evitando colocá-lo nas ruas e nas estradas.

2. Usar o cinto de segurança sempre

Alguns motoristas acreditam que, ao percorrer pequenos trajetos, não há problema permanecer sem cinto. Porém, para dirigir com segurança, é essencial estar sempre afivelado.

Não importa se você percorrerá alguns quarteirões ou muitos quilômetros. Nunca sabemos o que pode acontecer, e o cinto de segurança é uma das principais proteções para você, pois pode salvar a sua vida.

3. Estar atento à sinalização

As placas de trânsito são importantes informes para os motoristas. Elas trazem avisos para estar alerta sobre ações que ele pode ou deve realizar, bem como situações as quais demandam muita atenção.

Elas ajudam a dirigir com segurança e a prever o que pode acontecer. Por isso, é muito importante estar atento e seguir a sinalização. Isso ajudará a evitar acidentes e estar de acordo com as regras.

Deixe seu email e ganhe desconto na compra do seu Exame Toxicológico na LABET!

4. Sinalizar antecipadamente as ações no trânsito

É fundamental que as suas ações no trânsito sejam sinalizadas. Afinal, é preciso que os motoristas mantenham uma comunicação para que ninguém seja surpreendido com algo que não previa.

Sempre utilize as setas e, quando necessário, o pisca alerta. Dessa maneira, você desperta a atenção das outras pessoas para o que vai fazer e, assim, evita acidentes.

5. Evitar álcool e drogas ao dirigir

Tanto as drogas quanto o álcool provocam alterações no organismo. Elas interferem na atenção, no raciocínio e na coordenação motora. Por isso, a sua combinação com a direção é negativa.

O ideal é que essas substâncias sejam evitadas em qualquer situação porque causam prejuízos para a saúde. Porém, quando você for dirigir, é ainda mais importante se abster delas.

6. Praticar a direção defensiva

Direção defensiva é o conjunto de ações e medidas adotadas para dirigir com segurança em qualquer situação. Muitas delas são previstas por lei, enquanto outras não se enquadrem nessa classe — mas são essenciais na prevenção de acidentes.

Reduzir a velocidade em dias de chuva e nevoeiro é um exemplo disso. Além dos cuidados que temos quando percebemos que outros motoristas não estão atentos como deveriam. Muitas vezes é necessário “dirigir pelo outro” para manter todos seguros.

7. Cuidar da saúde emocional

O equilíbrio emocional também é fundamental para dirigir com segurança, já que ele influencia nas decisões e atitudes. Sendo assim, é essencial manter a cabeça no lugar todas as vezes que estiver no trânsito.

Dormir bem, combater o estresse e praticar uma atividade relaxante são algumas das ações que ajudam a cuidar da saúde emocional. Lembre-se: é preciso dominar os impulsos para não adotar uma postura negativa.

Dirigir com segurança é uma responsabilidade de todos os motoristas. As suas ações e as suas decisões podem promover a paz no trânsito ou torná-lo ainda mais perigoso. Portanto, é fundamental estar consciente e fazer o que for possível para dirigir bem.

Agora, veja como uma rotina agitada e muitas horas no trânsito afetam a saúde mental dos motoristas!