Conhecer algumas dicas básicas auxilia o motorista a evitar acidentes na estrada; veja como se precaver.

Dirigir à noite é um desafio para muitas pessoas, já que esse é o momento em que o corpo pede descanso, mesmo que você já tenha dormido durante a tarde. Nessa hora do dia, a visibilidade também fica alterada e acidentes são mais comuns, já que é mais difícil ver um animal na pista ou um carro com os faróis apagados ou fracos.

Para evitar os acidentes, é necessário tomar alguns cuidados quando estiver no volante. Dessa forma, você ajuda a garantir a sua segurança e a de quem está na estrada em outros veículos.

Neste artigo, você vai conferir algumas dicas para dirigir à noite com mais segurança. Acompanhe!

Faça refeições leves antes de dirigir

Quando o corpo ingere alimentos muito gordurosos ou com alto índice de carboidratos, o metabolismo tende a ficar mais lento, e o organismo exige mais energia para digerir toda a comida.

O correto, portanto, é optar por refeições mais leves, como saladas, legumes, carnes magras e carboidratos integrais e em pouca quantidade. Assim, você evita ficar com sono enquanto dirige e também se livra de desconfortos estomacais.

Cuide dos faróis e mantenha a iluminação adequada

É muito importante que você cuide da manutenção da regulagem dos faróis para que eles sejam vistos, mas não atrapalhem os outros motoristas. Também é imprescindível que, na estrada, você mantenha a iluminação adequada para seguir com segurança.

Faça testes nos faróis antes de viajar e veja se toda a iluminação do veículo está em perfeito funcionamento. É importante lembrar que, além de não ser seguro, um veículo com luzes queimadas é passível de multa.

Deixe seu email e ganhe desconto na compra do seu Exame Toxicológico na LABET!

Planeje as paradas

Antes de sair na estrada e dirigir à noite, planeje em quais postos você vai parar. Se você ainda não conhece a rota, pesquise na internet quais são os pontos de parada disponíveis ao longo dela e se programe para descansar. É importante fazer pausas, mesmo que pequenas, para relaxar e se alimentar.

Pare sempre que estiver cansado

Aquele sono bateu no meio da estrada? Procure um lugar de parada para descansar o quanto antes. Por mais que você pense que pode vencer o sono, uma piscada mais longa já pode ser a responsável por um acidente fatal. Então, ao menor sinal de cansaço, pare e descanse até se sentir pronto para seguir viagem.

E não é preciso citar que jamais se deve recorrer a substâncias ilícitas para se manter acordado, certo? Elas são extremamente prejudiciais à saúde e são testadas nos exames toxicológicos, que devem ser realizados por motoristas profissionais.

Respeite a sinalização

Às vezes, pode parecer seguro ultrapassar um caminhão mesmo que a faixa seja contínua, o que indica que esse tipo de manobra não é permitida ali. Esse tipo de atitude pode, assim como o desrespeito com qualquer outro tipo de sinalização, culminar em acidentes graves.

Por isso, para evitar multas e manter a segurança na estrada, sempre dirija de acordo com o código de trânsito e respeite a sinalização das estradas e da cidade.

Dirigir à noite requer atenção e cuidado redobrados. Por isso, é sempre importante estar descansado, cuidar da manutenção do veículo previamente e ficar sempre de olho nas placas de trânsito. Assim, você garante uma viagem tranquila e diminui consideravelmente o risco de causar algum acidente.

Agora que você já sabe a importância de dirigir com segurança à noite, confira como se tornar um motorista cinco estrelas!