Confira a importância de estabelecer estratégias para melhorar o relacionamento com os motoristas, além de entender como fazer isso de maneira eficiente.

Relacionamentos interpessoais são fundamentais para o desenvolvimento do trabalho em qualquer segmento, inclusive com os motoristas de seu negócio. Eles influenciam no clima organizacional e no bem-estar de todos os colaboradores. Muitos pensam que empresas de transporte não precisam investir nesse tipo de estratégia. No entanto, sem um bom relacionamento com funcionários o trabalho pode acabar não progredindo, gerando resultados negativos.

Este post foi elaborado pensando nesses aspectos para que você entenda a importância de um bom relacionamento com os motoristas de seu negócio, além de saber dicas práticas de como melhorá-lo. Boa leitura!

Qual a importância de um bom relacionamento com os motoristas de sua empresa?

Um convívio positivo entre os colaboradores tem como consequência inúmeros benefícios para o negócio. A melhora na eficiência, na qualidade do trabalho e na rapidez tornam-se evidentes. Se os motoristas se relacionam bem, eles desenvolvem suas funções com mais facilidade e otimizam a realização das tarefas.

Um bom relacionamento entre funcionários ainda beneficia o clima organizacional e minimiza as doenças ocupacionais, causadas, muitas vezes, pelo estresse do dia a dia. Com uma boa convivência, os profissionais passam a enfrentar o dia de trabalho com mais tranquilidade, além de ter uma melhor qualidade de vida.

Deve-se destacar, ainda, que um bom clima organizacional desenvolvido por meio desse relacionamento positivo tem como consequência uma imagem fortalecida da empresa, tanto para os colaboradores quanto para os clientes. Fatores como esses minimizam a rotatividade e fazem com que a organização seja mais atraente.

Como melhorar o relacionamento entre funcionários?

Existem diversas estratégias que você pode adotar para melhorar a convivência entre seus funcionários. Isso dependerá da participação de toda a equipe, mas é papel do gestor dar o primeiro passo para incentivar o time. A seguir, selecionamos as principais dicas para que você possa adotar em seu negócio. Acompanhe!

Defina regras bem claras

Ter regras bem definidas no trabalho é de fundamental importância para orientar a postura dos motoristas de sua empresa. Estabeleça, por exemplo, normas para uso do espaço, de convivência, além de ter bem detalhados os horários de entrada e saída. É a partir delas que será demarcado o que deve ou não ser feito naquele ambiente.

Caso não haja regras, também não haverá parâmetro para ordenar o comportamento dos seus colaboradores. Sendo assim, os critérios para advertências tornam-se subjetivos e os funcionários acabando invadindo espaços uns dos outros.

Procure estabelecer normas sem margens para dúvidas e divulgue-as sempre que um colaborador novo entrar em sua empresa. É possível oferecer um material impresso ou um arquivo em PDF para o colaborador, explicando também oralmente na recepção dos novos funcionários.

Ouça a equipe

Quando o gestor está sempre apto para ouvir a equipe, ele conseguirá perceber o que está acontecendo com os seus colaboradores. Essa escuta não envolve unicamente conversas casuais, como também inclui momentos para abrir espaço para as opiniões dos profissionais sobre os serviços, o dia de trabalho e quais são as principais demandas.

Antecipar conflitos e solucioná-los com mais facilidade está entre um dos principais benefícios de ouvir a equipe. Além disso, a medida permite que os colaboradores percebam a importância que eles têm para aquele negócio.

Saiba lidar com feedbacks

Os profissionais precisam constantemente de feedbacks para que possam compreender em quais posturas atendem às expectativas da corporação e em quais é necessário melhorar. No entanto, é importante saber oferecer essa estratégia de maneira construtiva.

Uma prática bastante prejudicial para o relacionamento, por exemplo, é selecionar um favorito e ignorar o trabalho dos outros motoristas. Fazer comentários de maneira ríspida na frente de todos os colegas também traz desconforto e gera competição e rixas entre os profissionais.

O ideal é que aborde cada colaborador em particular, procurando sempre destacar os aspectos positivos e, em seguida, acrescentar as críticas. Caso seja um trabalho em equipe, é possível chamar os colaboradores para uma reunião conjunta — lembre-se sempre de que as críticas mais pontuais devem ser para educar os funcionários e incentivar melhorias.

Deixe seu email e ganhe desconto na compra do seu Exame Toxicológico na LABET!

Incentive a cooperação

Até mesmo em empresas de transportes, a competição pode ser extremamente prejudicial para o bom andamento do trabalho. Se cada funcionário trabalha contra os outros, tentando continuamente provar que é melhor, o desempenho nas atividades e o clima organizacional tendem a ficar prejudicados.

Portanto, incentive a equipe a trabalhar sempre em conjunto, com muito apoio e cooperação uns com os outros. Estabeleça como meta que todos devem crescer juntos e compartilhar seus conhecimentos. A corporação, a partir dessas mudanças, se desenvolverá muito mais.

Procure mediar conflitos de maneira saudável

Um clima organizacional bom não implica em ausências de conflito. Divergências são comuns e estão presentes em qualquer relação. A diferença está em estabelecer boas estratégias para lidar com essa situação.

O primeiro passo é que o líder tenha uma visão positiva das diferenças. Elas podem levar à construções mais ricas e ao aprendizado constante. Cada um contribui com um pouco do que sabe e o resultado dessa estratégia é um trabalho mais sólido e completo.

É preciso, ainda, saber mediar bem as questões, afinal, todos têm o direito de expressar suas ideias. Um bom diálogo não demanda apenas em falar, mas justamente em saber escutar e tirar proveito das questões discutidas. Quando surgirem confrontos no ambiente de trabalho, procure ouvir todos os envolvidos e apoiá-los para que juntos encontrem a melhor alternativa para solucionar o problema.

Tente manter a cordialidade e o bom humor

Manter a seriedade no trabalho é essencial, mas ela demanda também bom humor e momentos de descontração. O riso é uma atividade relaxante, que possibilita a toda equipe interatividade e uma relação mais agradável.

A cordialidade torna o clima da empresa ainda mais positivo. Por essa razão, estimule todos a se cumprimentarem, a agirem de maneira empática e a terem educação uns com os outros.

A partir da leitura deste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre a importância do bom relacionamento com funcionários de sua empresa. Desenvolvendo as estratégias explicitadas, é possível contar com colaboradores produtivos e engajados a atingir as metas de seu negócio, diminuindo a rotatividade e melhorando a imagem de seu negócio perante o mercado.

Quer acompanhar outros conteúdos como este? Siga nossos perfis nas redes sociais! Estamos no Facebook e no YouTube.

Powered by Rock Convert