controle de frota

Frota de Caminhões: O Que é E Como Montar?

21 de fevereiro de 2024 0 Por LABET Exames Toxicológicos

A frota de caminhões pode ter problemas — como multa por atraso nas entregas — se você não souber gerenciá-la adequadamente.

Imagine que a frota de caminhões gerenciada começou a apresentar problemas no motor, desgastado de tanto rodar pelas estradas. É natural que isso possa atrasar as entregas e ainda, tem o risco de fazer o motorista parar no meio do caminho.

Como consequência, você, gestor da frota, pode receber multas e/ou perder contratos com o cliente, por não entregar o combinado no prazo. Outro risco corrido é o de prejudicar a reputação com outros contratos.

Por isso, é indispensável cuidar bem da sua frota de caminhões para evitar problemas como esses. Por exemplo, fazer um planejamento cuidadoso, usar tecnologia para monitoramento, ter uma equipe especializada e muito mais.

Preparamos este post sobre frotas de caminhões para sanar as suas principais dúvidas sobre o assunto e ajudá-lo na melhor gestão. Acompanhe:

  • O que é a frota de caminhões?
  • Por que ter uma frota de caminhões?
  • Como montar uma frota de caminhões?
  • Quantos caminhões tem a frota?

O que é a frota de caminhões?

Uma frota de caminhões é um grupo de veículos que transporta mercadorias, cargas ou produtos para uma empresa de um lugar para outro. Para entender melhor, pense nisso como uma equipe de veículos. Quer dizer, ela trabalha conjuntamente para levar itens de um ponto A para um ponto B.

A frota de caminhões conta com diferentes modelos, que variam em tamanho, capacidade e função. Porém, todos têm o mesmo propósito: levar as mercadorias de um lugar para outro com eficiência e segurança.

Ou seja, com uma frota, a empresa pode transportar mais itens. Assim, fica mais fácil atender a uma variedade de necessidades de transporte, seja para longas distâncias, entregas locais ou diferentes tipos de cargas.

Por que ter uma frota de caminhões?

Ter uma frota de caminhões é fundamental para empresas que dependem do transporte de mercadorias, produtos ou materiais. As razões envolvem:

  • eficiência no transporte – uma frota de caminhões permite que a empresa transporte seus produtos de um ponto a outro de maneira eficiente e no prazo, atendendo às demandas dos clientes;
  • controle logístico – ter sua própria frota oferece controle sobre o tempo, rota e gestão do transporte, permitindo fácil adaptação às necessidades e situações específicas de cada entrega;
  • flexibilidade e adaptabilidade – a empresa pode ajustar a frota conforme a demanda, aumentando ou reduzindo o número de caminhões conforme o que o negócio precisa;
  • custos e economia – embora haja um investimento inicial, a longo prazo, ter uma frota própria pode ser mais econômico do que depender exclusivamente de serviços terceirizados, especialmente se há uma demanda constante por transporte;
  • branding e controle de qualidade – utilizar uma frota própria possibilita exibir a marca da empresa nos caminhões, reforçando a identidade visual e o controle da qualidade do serviço;
  • serviço ao cliente – ter uma frota dedicada pode melhorar o serviço ao cliente, possibilitando agendar e realizar entregas de forma mais flexível e confiável;
  • adaptação a necessidades específicas – às vezes, determinados produtos ou mercadorias requerem cuidados especiais no transporte. Logo, uma frota própria pode ser adaptada para atender a essas necessidades específicas;
  • confiabilidade e controle de tempo – manter uma frota própria permite maior controle sobre os horários de entrega e a confiabilidade do serviço, gerando mais previsibilidade para clientes e parceiros.

Como montar uma frota de caminhões?

Para montar uma frota de caminhões, é importante seguir algumas etapas com muita atenção. Confira!

Avaliação de necessidades

Considere: 

  • volume de carga;
  • tipo de terreno por onde os caminhões vão trafegar;
  • capacidade de carga;
  • necessidades de diferentes regiões.

É indispensável saber essas informações para escolher os tipos de veículos mais adequados, evitando imprevistos.

Orçamento e recursos financeiros

Determine o seu orçamento. Isso inclui não apenas o custo de compra dos caminhões, mas também: 

  • custos de manutenção;
  • combustível; 
  • seguro;
  • entre outros gastos operacionais.

Ter esses números em mente ajuda você a entender quanto precisa para o negócio funcionar adequadamente. 

Escolha dos veículos

Com base nas necessidades avaliadas, escolha os caminhões apropriados. Para isso, considere:

  • tamanho;
  • capacidade de carga;
  • eficiência de combustível;
  • custos de manutenção.

Aquisição dos caminhões

Compre, alugue ou arrende os veículos selecionados, conforme o seu orçamento e necessidade. Pode ser vantajoso começar com poucos caminhões e aumentar a frota gradualmente, dependendo das demandas de transporte.

Manutenção e seguro

Estabeleça um plano de manutenção preventiva para garantir que os caminhões estejam sempre em boas condições de funcionamento. Logo, contrate um seguro adequado para proteger os veículos, a carga e os motoristas.

Treinamento e contratação de motoristas

Contrate motoristas qualificados e que obedeçam ao critério da vaga, como ter exame toxicológico negativo. Além disso, certifique-se de que recebam treinamento adequado para operar os caminhões de forma segura e eficiente.

Gestão e monitoramento

Implemente sistemas de gestão de frota para monitorar o desempenho dos caminhões, planejar rotas eficientes e acompanhar o consumo de combustível. Isso deixa você um passo à frente para evitar uma série de problemas. 

Quantos caminhões tem a frota?

A frota de caminhões brasileiros tem mais de 3 milhões de veículos anuais, segundo dados do IBGE de 2022. Essa quantidade expressiva reflete a importância do transporte rodoviário para a economia do Brasil.

Afinal, os caminhões são fundamentais no movimento de mercadorias e no abastecimento de diferentes setores industriais e comerciais. Logo, existe mercado e oportunidade de negócio para quem deseja investir na frota de caminhões.

Invista na melhoria da saúde ocupacional dos seus motoristas

Então, entendeu como montar uma frota de caminhões e outras informações relevantes? Ao seguir as dicas, você evita problemas, como atrasos na entrega, encerramento de contratos com os clientes, acidentes envolvendo motoristas e muito mais.

Outra dica para melhorar a gestão da frota de caminhões é investir na melhoria da saúde ocupacional dos seus motoristas. Por isso, acesse o nosso outro artigo de blog e saiba mais sobre o assunto!