Ter uma empresa de sucesso vai muito além de oferecer um bom serviço. A administração dos funcionários é essencial para que eles trabalhem satisfeitos, cumprindo as leis, e, consequentemente, tenham sucesso em suas áreas. É aí que entra o RH Estratégico, um conceito que engloba algumas ações para deixar os funcionários mais satisfeitos e produtivos.

Se você ainda não conhece como funciona o RH estratégico e quer mudar a forma de gerenciar os funcionários da sua companhia, este texto é para você! A seguir, você vai conhecer melhor sobre esse conceito, entender qual a importância dele para sua empresa e saber o que fazer para aplicá-lo. Acompanhe e comece a mudar a estratégia do RH agora!

O que é RH Estratégico?

O conceito de RH estratégico surgiu na década de 1980 e, desde então, vem sendo trabalhado em algumas abordagens. Uma delas, feita pela Harvard Business School, é uma das mais usadas: ela diz que a área de recursos humanos não só adapta os processos e faz a parte indireta, como também atua diretamente no planejamento estratégico da empresa.

Ou seja, o RH participa efetivamente dos processos que ajudam o funcionário a ter uma boa experiência dentro da área, não apenas transmite informações e cuida de assuntos burocráticos.

É o profissional de recursos humanos que vai criar e colocar em prática estratégias que, no futuro, vão ajudar a mudar a cultura da empresa e fazer com que os funcionários construam respeito e satisfação em trabalhar ali.

Qual é a diferença entre o RH estratégico e o tradicional?

O RH tradicional vem de uma cultura de focar nas operações e nas funções básicas da área. Ou seja, na contratação dos funcionários, treinamento, demissão e burocracias relacionadas a essas situações.

Em contrapartida, o RH Estratégico trabalha na construção de meios de realizar processos com eficiência máxima. Por exemplo, na seleção e contratação de funcionários, ao montar uma dinâmica que ajude a mostrar o candidato em vez de uma entrevista de alguns minutos. Esse conceito é focado no resultado final para a empresa e, para isso, é importante trabalhar no processo desde o início.

O RH estratégico trabalha com base em métricas, ou seja, analisa o turnover de profissionais, o percentual de pessoas treinadas para determinadas funções, o nível de satisfação com o próprio cargo. Assim, a empresa tem estrutura para criar estratégias que incentivem e coloquem cada funcionário em seu melhor papel.

Deixe seu email e ganhe desconto na compra do seu Exame Toxicológico na LABET!

Quais são seus benefícios para a empresa?

Quando algo é estudado e feito com base em números, o resultado é mais preciso. Com o RH e funcionários, não há como ser diferente. Com sua utilização, a empresa tem diversos benefícios. Confira algumas vantagens de aplicá-lo:

Há maior acerto na contratação de novos talentos

Ao saber quais são as dificuldades da empresa e o que falta para completar um time de sucesso, fica mais claro qual é o tipo de profissional que a área precisa naquele momento. Muitas vezes, no RH tradicional, os contratantes tendem a escolher pessoas com um mesmo perfil, o que pode não ser indicado para o momento.

Cada área precisa de um tipo de funcionário e saber avaliar isso é o que pode fazer a diferença nos resultados e diminuir a alta rotatividade de colaboradores.

A cultura da empresa fica mais sólida

Quando se tem um RH que trabalha estrategicamente, a cultura e os valores da empresa ficam mais sólidos e transparentes para todos. Dessa forma, também fica evidente quais são as pessoas que se identificam e quais não compatíveis com esse modelo de trabalho.

A produtividade e os resultados aumentam

Ao entender que a cultura do RH é estar sempre atento aos perfis, para modificar o que for necessário, os funcionários empenhados têm um motivo a mais para mostrar tudo de que são capazes.

Quem realmente quer crescer vai fazer a diferença e, com isso, a empresa tem mais funcionários produtivos e de qualidade.

Como transformar sua área em um RH estratégico?

A transição do RH tradicional para o estratégico depende de alguns conceitos que precisam ser aplicados, trazendo resultados efetivos em médio ou longo prazo. Confira algumas dicas para transformar o setor e melhorar os resultados da empresa.

Interaja com outros setores

É importante para o RH saber como a empresa funciona como um todo. Ao entender melhor os processos, é possível saber como remanejar os funcionários para que cada um tenha um aproveitamento máximo em sua função.

Pergunte, visite os setores e entenda os processos para começar a traçar uma estratégia para sua empresa.

Trace um plano para contratar e reter talentos

É comum que funcionários produtivos procurem oportunidades em empresas nas quais se sintam mais valorizados. Por isso, o RH pode traçar uma estratégia para reter esses talentos e rever o processo de seleção para acertar mais na escolha de novos contratados.

Valorizar o funcionário com um elogio, uma bonificação e até um prêmio pelo alcance dos resultados são atitudes que podem motivar um talento que já não se sente útil e valorizado na companhia.

Peça feedbacks aos colaboradores

Outra maneira importante de dar voz aos funcionários da empresa é ouvir as opiniões sobre os processos, os problemas e possíveis soluções que eles mesmos têm em mente. O RH estratégico não somente dá, mas também recebe o feedback, a fim de colher mais informações para melhorar a experiência do funcionário na empresa.

Invista em uma boa comunicação

Ser transparente e saber ouvir os funcionários são atitudes que trazem muitas vantagens na hora de montar uma estratégia para o RH. Estabelecer uma relação sólida entre as áreas da empresa ajuda a montar um time unido, forte e que trabalha pelas causas e com os valores da companhia. Comunicar-se é imprescindível para mostrar que os funcionários estão sendo observados, avaliados e, principalmente, ouvidos.

O RH estratégico não é um conceito novo, mas tem sido implementado com frequência em empresas que buscam melhores resultados, começando por melhorar o ambiente de trabalho e a relação entre os funcionários.

Gostou do nosso artigo? Acompanhe nossas redes sociais: estamos no Youtube e no Facebook, sempre com conteúdo relevante para melhorar o RH de sua empresa!

Powered by Rock Convert