Hoje, empresas que investem em um código de conduta colhem bons frutos com os colaboradores, além de transmitirem uma imagem de respeito

Neste momento em que a questão da ética nos negócios é tão discutida, desenvolver um código de conduta organizacional passou a ser de extrema relevância para as empresas, independentemente do porte ou do ramo de atividade. Hoje, grandes corporações brasileiras têm reavaliado seus procedimentos internos, readequando seus códigos com o objetivo de melhorar a imagem perante a opinião do seu público e dos próprios colaboradores.

E você, sabe o que é um código de conduta, qual a sua importância e como desenvolvê-lo? Foi pensando nisso que elaboramos este post, apresentando ainda quais são os impactos positivos para uma organização. Boa leitura!

O que é código de conduta?

Código de conduta organizacional, também conhecido usualmente como código de ética, serve para definir padrões de comportamento, procedimentos, além de estabelecer maneiras de atuação dos funcionários dentro e fora da companhia.

Esse código suprime qualquer dúvida relacionada à natureza ética. Para isso, deve ser amplamente divulgado a todos os colaboradores, tornando-se parte da cultura organizacional do negócio. É extremamente importante que, no momento da admissão de um novo funcionário, o departamento de RH apresente esses termos e enfatize a sua relevância no dia a dia de todos os membros da empresa para que eles já sejam inseridos aos valores da corporação.

Como desenvolver um código de conduta?

Agora que você entende sobre o que é esse código, apresentaremos as principais dicas de como desenvolvê-lo de maneira eficiente. Primeiramente, antes de defini-lo, é necessário que todos os membros que vão elaborá-lo conheçam sucintamente a missão, a visão e os valores da empresa, objetivando um código que seja baseado nesses princípios. Acompanhe e entenda!

Criação de um comitê

Geralmente, os códigos de conduta das organizações são determinados pela alta administração. Sendo assim, podem ser especificados durante a realização do planejamento estratégico, ou, até mesmo, em um comitê exclusivo para que seja elaborada a sua criação.

Devem estar presentes nesse grupo o dirigente da empresa, assim como a equipe jurídica e o departamento de RH, além de todos os setores mais relevantes da companhia. Assim que o código for aprovado, o comitê pode ter uma atuação contínua para avaliar e acompanhar eventuais situações em que houver desvio de conduta por parte dos funcionários.

Apresentação do conteúdo

A apresentação do conteúdo do código de conduta deve ser clara, direta e objetiva, possibilitando o fácil entendimento de todos os membros da empresa. Para isso, deverá ser elaborado com frases curtas e bem explícitas. É importante consultar um profissional jurídico caso não tenha algum advogado no comitê, pois é necessário avaliar sua legalidade.

Conteúdo

O conteúdo do código de conduta precisa refletir as várias relações que os colaboradores terão em algumas interlocuções. Entre elas, destacamos:

  • superiores hierárquicos;
  • outros colaboradores;
  • fornecedores;
  • clientes;
  • concorrentes;
  • candidatos a eventuais vagas;
  • comunidade em que a empresa está inserida;
  • agentes de fiscalização;
  • órgãos governamentais;
  • meio ambiente.

Essas relações devem estar normatizadas e especificadas, cada uma com a sua importância e abrangência dentro da atividade específica de uma empresa.

Discussão

Os participantes do comitê de preparação do código de conduta deverão discutir essas relações de maneira bem específica. Dependendo do tamanho da organização, sugere-se que um profissional de consultoria participe como mediador das reuniões de debate. Isso vai acelerar e direcionar as discussões entre os integrantes.

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Como divulgar o código de conduta organizacional?

Estabelecer uma boa comunicação com a equipe é essencial. Após a elaboração do código de conduta, é necessário que o documento seja impresso para ser distribuído a todos os colaboradores. Algumas organizações que têm intranet — rede interna na empresa com características semelhantes às da internet — optam por divulgar em meio digital, por ser uma alternativa rápida e barata.

No entanto, independentemente de como é a entrega, os funcionários do departamento de RH precisam ter em mãos um comprovante de que o colaborador recebeu e está ciente das normas presentes no código. Isso é preciso para efeitos de eventuais penalizações por deslize de ética, com o objetivo de preservar a empresa demonstrando que o colaborador está ciente do código.

Como dito, é preciso que o RH apresente o código e peça a confirmação de recebimento e leitura, além de demonstrar disposição para tirar todas as dúvidas dos novos colaboradores.

Qual a importância do código de conduta?

São vários os pontos positivos após a geração e divulgação do código de conduta organizacional. A seguir, listamos quais são os principais.

Melhoria na imagem

Implantar o código de conduta organizacional traz para a empresa uma melhoria em sua imagem perante todos os componentes da rede de relacionamento. Em uma era em que as redes sociais são usadas constantemente pelas pessoas, apresentar-se de maneira ética só agrega pontos positivos para a empresa.

Padronização de relacionamentos

Padronizar e normatizar os relacionamentos também é bastante positivo para as corporações. Definir a conduta diante dos interlocutores transmite mais seriedade e uma responsabilidade para todo o meio no qual a empresa está inserida.

Possibilidade de diagnóstico de desvio de conduta

Utilizando um código de conduta, é possível acompanhar, avaliar e punir eventuais desvios de ética e comportamentos inadequados. Para que isso seja feito de forma efetiva, a empresa fica autorizada a tomar medidas mais rígidas em relação aos colaboradores que não se enquadrarem nas regras estabelecidas.

Isso não deve ser o objetivo, mas é preciso que seja colocado em prática quando os deslizes forem cometidos. Para o acompanhamento, um comitê de ética deve ser elaborado para que as denúncias que foram registradas sejam avaliadas. Punições devem estar previstas, mas o objetivo deve ser sempre o de educar os colaboradores e conscientizá-los.

O comitê de acompanhamento deve ser constantemente renovado a critério dos gestores da empresa. O ideal é que ele seja composto por colaboradores com boa reputação e um bom histórico dentro da organização.

Segurança institucional

Um código de conduta traz a segurança institucional para os colaboradores que seguem preceitos. Isso é importante especialmente quando há um relacionamento efetivo com membros externos.

Como você pôde perceber, o código de conduta é extremamente importante para uma organização. A partir dele, é possível estabelecer normas e regras que vão guiar o colaborador a se portar sempre de maneira correta com colegas, superiores e demais pessoas que têm uma relação direta com a empresa. Comunicar e promover a cultura organizacional é essencial para que esse código seja difundido de maneira eficiente e traga resultados positivos.

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