A valorização dos funcionários é uma excelente maneira de evitar a alta rotatividade e de contribuir para um ótimo ambiente de trabalho

Quem trabalha em uma empresa normalmente se esforça para conseguir manter seu cargo e galgar sonhos cada vez mais altos, como uma promoção ou um aumento de salário. Porém, se o esforço não é reconhecido, logo vem o desânimo e até a falta de produtividade. Estes problemas resultam muitas vezes na alta rotatividade de funcionários, que passam pelo mesmo cargo e logo pedem demissão.

Por conta disso, a valorização dos funcionários é muito importante, tanto para que o colaborador continue buscando seus objetivos, quanto para a evolução da empresa como um todo.

Se você se preocupa em deixar os funcionários que trabalham na sua empresa felizes e satisfeitos com suas funções, continue a leitura deste artigo. Hoje, você vai conhecer seis campanhas que podem ser criadas dentro do ambiente de trabalho para valorizar os feitos dos colaboradores e estimulá-los a continuarem em constante evolução. Acompanhe!

1. Valorização dos funcionários: Campanhas de incentivo 

Montar uma campanha de incentivo é uma tarefa árdua e que precisa de muita pesquisa e conversa com várias áreas da empresa. Porém é importante saber que esse tipo de atitude traz ótimos frutos para a empresa.

A campanha vai variar muito de acordo com o que sua empresa faz, mas, no geral, trata-se de trazer um desafio — que tenha ligação com a atuação dentro da empresa — aos funcionários, e colocar um prêmio para quem se destacou no final de tudo.

Esse prêmio pode ser uma viagem com tudo pago para a família, um jantar para todo o setor em um bom restaurante da cidade ou, quem sabe, conhecer a sede da empresa em outra cidade ou até em outro país, no caso das multinacionais.

Esse tipo de campanha é um exemplo de incentivo e uma forma de dizer aos funcionários que a empresa se importa e investe em seus conhecimentos.

2. Comemoração pelos resultados da empresa

Quando a empresa ganha um prêmio, ou aparece como destaque em alguma mídia do segmento, é imprescindível comunicar os colaboradores e fazer com que eles se sintam parte desse tipo de conquista. Afinal, é o trabalho de cada um que, juntos, formam o sucesso da empresa.

Um exemplo desse tipo de engajamento dos funcionários aconteceu na Unimed Campinas, em 2015, quando a empresa ficou entre as 50 melhores companhias para se trabalhar. Foi criada, então, a campanha “Orgulho de ser Unimed” que, entre várias ações, contava com adesivos nos espelhos do banheiro que continham a frase: “Confira quem fez a diferença nessa conquista”.

Dividir as conquistas da empresa com os funcionários é uma forma de valorizá-los e mostrar a eles o valor que cada um tem na construção de uma companhia e de um ambiente de trabalho melhores.

3. Premiação para os destaques do mês

Essa também é uma forma de trazer ao conhecimento de todos os que trabalham na sua empresa quem foram os destaques e quem merece atenção pelo bom trabalho. A cada mês ou a cada projeto finalizado, procure saber com o gestor de cada área se houve algum funcionário de destaque.

Organize a dinâmica de premiar com brindes da empresa, além de colocar no jornal de comunicação interna os nomes e fotos das pessoas que fizeram a diferença naquele momento. Para o funcionário, é sempre uma satisfação ser reconhecido pelo esforço e saber que as pessoas estão observando sua atuação e evolução.

4. Campanha de feedbacks

Pode até parecer óbvio, mas ainda há empresas que não fazem do feedback uma prática da rotina. E não é só realizá-lo, mas também saber como fazer da melhor maneira possível. Por isso, é importante que o RH lance campanhas sobre ele, que incentivem os gestores a preencherem as fichas, fazer planos de carreira e ajudar no direcionamento de seus funcionários da maneira correta.

Quando se fala em dar um bom feedback, é preciso saber que ele deve ter um equilíbrio. Muitas pessoas pensam que esse tipo de retorno é feito somente para falar sobre pontos que devem ser melhorados. Mas não: essa prática é, também, ótima para que os gestores e profissionais do RH falem a respeito dos pontos positivos de seus funcionários. Muitas pessoas não sabem sobre todas suas qualidades e podem até se sentir inseguras.

Por isso, em um feedback, é essencial falar sobre pontos positivos e pontos negativos. Quando bem feito, essa prática é capaz de motivar o funcionário a chegar mais longe e a melhorar tudo o que foi pontuado.

5. Fixação de metas

Ainda no gancho do feedback, ajudar o funcionário a fixar metas profissionais também é uma forma de incentivar e de mostrar o valor que ele tem para a empresa. Monte cronogramas com o objetivo de avaliar os planos de carreira junto ao gestor e analise, junto ao funcionário, quais são seus planos, assim como o que ele deve fazer para alcançá-los.

Depois, defina, com ele, pequenas metas e prazos que ele precisa conquistar a fim de chegar onde deseja. Assim, ele se vai se sentir acolhido e especial para a empresa, que observa seu potencial e o ajuda a crescer.

6. Ajuda em cursos extras

É muito comum observar alguns funcionários que gostariam de fazer uma pós-graduação ou até mesmo cursos de extensão, mas não têm condições financeiras ou o horário de trabalho não bate com o horário do curso.

Nessa situação, o RH e os gestores também podem criar campanhas de valorização dos funcionários, oferecendo uma ajuda de custo e até flexibilização do horário para aqueles que desejam estudar.

Esse pode, inclusive, ser um dos prêmios da campanha mencionada no primeiro tópico deste artigo. O funcionário que realmente deseja crescer dentro da empresa vê a chance de ter um curso pago como um sinal de que ela investe e valoriza as ações realizadas dentro da companhia.

Ver que a empresa se dispõe a tornar seu horário de trabalho mais flexível para a realização do curso e oferecer alguma ajuda financeira é uma forma de incentivar e apostar no sucesso de cada colaborador, que certamente vai se sentir muito mais valorizado.

A valorização dos funcionários é imprescindível para que a empresa cresça e se destaque em sua área de atuação. Cada área necessita estar em sintonia, além de produtiva e integrada para que tudo dê certo.

Portanto, é preciso que cada funcionário confie e si e se sinta parte da equipe — o que só é possível quando a empresa olha e ajuda a direcionar os passos de cada colaborador, sempre destacando seu potencial.

Quer começar a entender melhor o engajamento de seus funcionários para dar início a esse tipo de campanha de incentivo? Confira aqui algumas dicas para fazer pesquisas de engajamento!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert