Quando sua empresa comemora datas especiais para os seus colaboradores, aproxima-se mais deles. O Dia dos Pais é uma data muito importante e não deve ser esquecida.

O seu departamento de Recursos Humanos (RH) precisa estar atento às datas comemorativas e ao quanto elas representam para os seus funcionários. Em complemento a esse cuidado, precisam existir eventos ou pequenas ações comemorativas no ambiente de trabalho. Isso contribui para melhorar o engajamento entre funcionários, aproximá-los da empresa e também para demonstrar apreço pela vida e pelo bem-estar dos colaboradores.

Use as datas comemorativas, como o Dia da Mulher, o Dia das Mães, o Dia dos Pais e aniversários para demonstrar o quanto a empresa valoriza seus funcionários. Encontre uma forma de encaixar na rotina alguns momentos de confraternização, descontração e reconhecimento.

Para ajudá-lo a desenvolver eventos desse tipo, listamos aqui 9 ações de Dia dos Pais que podem ser feitas para valorizar todos os pais da sua empresa. São soluções simples, que podem ser replicadas em outras datas com poucas adaptações e que farão muita diferença no dia a dia da empresa. Acompanhe!

1. Lembrancinhas simples

Dependendo da rotina do negócio, pode ser complicado reunir todos os funcionários para eventos de confraternização. Por esse motivo, oferecer lembrancinhas simples para todos os pais é uma alternativa de demonstrar que a sua empresa se lembrou da data e que os valoriza.

Uma camisa, uma caneca ou outro objeto que possa ser usado dentro e fora da empresa e que combine com o estilo de vida dos seus colaboradores são ótimas ideias de lembranças.

2. Brindes personalizados

Se você tiver mais recursos financeiros, poderá preparar brindes personalizados. Para isso, você pode recorrer às redes sociais ou aos murais de fotos nas estações de trabalho, por exemplo, e dar camisas ou canecas com as fotos dos pais com seus filhos.

Outras sugestões são artigos ou acessórios decorativos para o carro, que também pode conter fotos ou outro tipo de personalização. Isso demonstra ainda mais pessoalidade na forma com que a sua empresa lida e se relaciona com os colaboradores. É uma perfeita ação para aprimorar o engajamento do colaborador com o negócio.

3. Mensagem corporativa

Caso a sua empresa tenha limitações além da dificuldade de reunir os colaboradores, é possível expressar-se por meio de uma mensagem corporativa. O interessante é que ela pode ser enviada por e-mail ou pelo celular (SMS ou WhatsApp).

O ideal é que seja feita de uma forma que os colaboradores sintam-se agraciados. Escreva uma homenagem que represente essa data e que demonstre a importância dela.

4. Lanche surpresa

Essa ação também sai bem em conta e tem ótimos efeito entre os funcionários. Você poderá contar com a ajuda dos próprios colaboradores para montar um café ou lanche surpresa.

Promova esse momento de descontração e surpreenda os pais para deixar essa data ainda mais inesquecível! Poucos minutos farão bastante efeito na forma com que esses colaboradores perceberão os cuidados da empresa com o seu bem-estar.

Deixe seu email e ganhe desconto na compra do seu Exame Toxicológico na LABET!

5. Dia de ações para saúde e bem-estar

Sabemos o quanto os cuidados com a saúde do homem precisam ser reforçados, sobretudo a partir de uma certa idade e de acordo com o desgaste físico que o trabalho pode causar.

Aproveite esse dia para conscientizá-los e educá-los sobre as melhores formas de garantir mais qualidade de vida com saúde e bem-estar. Esse é um presente e tanto, que pode provocar mudanças bem positivas na forma como o funcionário se cuida. Palestras e atividades interativas podem ser ótimas ações de Dia dos Pais.

6. Stand-up comedy

Promova um evento diferenciado, com um momento de interação entre os colaboradores e escolha um profissional que vai diverti-los de fato. Opte pela sexta-feira antes do Dia dos Pais e por humoristas que consigam falar sobre suas experiências enquanto pais, para que o evento seja bem direcionado e faça mais sentido para a data. Planeje bem esse evento, para que tudo esteja agradável!

7. Coffee break

Se você não tem espaço ou condições de contratar um comediante para dar um show de stand-up, pode promover um coffee break. Lembre-se de que, nesse caso, detalhes farão toda a diferença. Sendo assim, organize-se bem, decore o lugar, deixe uma boa música rolando e capriche nas opções do cardápio.

8. Churrasco para os colaboradores

Esse seria um evento maior, que precisaria de um espaço diferente, como uma chácara ou um salão de festas. Nesse caso, escolha bem o lugar e opte por uma sexta-feira antes da data.

Aproveite o evento para homenagear os pais. Você poderá convidar as famílias dos funcionários e também promover brincadeiras para descontrair ainda mais as pessoas no evento.

Entre todas as ações de Dia dos Pais que citamos, certamente essa é uma forma de os funcionários levarem suas famílias para o convívio que ele tem diariamente com seus colegas de trabalho — é como se ele estivesse trazendo um pouco de casa para o trabalho e um pouco do trabalho para casa. Isso promove mais integração e junção dos valores entre os funcionários e a empresa.

9. Ações integradas

Neste conteúdo listamos exemplos de ações que podem ser realizadas. No entanto, nada impede que você faça mais de uma, caso a sua empresa tenha condições financeiras. Logo, oferecer brindes em um coffee break e passar uma mensagem corporativa durante o churrasco, por exemplo, são integrações que vão dar um toque ainda mais especial ao seu evento.

Para finalizar, precisamos reforçar a necessidade de haver um departamento de Recursos Humanos dedicado a promover o melhor engajamento dos colaboradores. Além de proporcionar os benefícios, essa é uma forma de controlar a rotatividade de colaboradores.

É importante que esse setor pesquise e conheça bem as necessidade e expectativas dos seus funcionários. Dessa forma, será mais fácil descobrir qual das ações de Dia dos Pais vai fazer mais sucesso com os seus colaboradores.

Entender o clima, a cultura e o que os motiva na empresa é passo fundamental antes de tomar iniciativas. Somente dessa maneira as ações obterão os melhores resultados possíveis.

Se você pretende melhorar a performance do seu departamento de Recursos Humanos, leia este artigo e confira 5 maneiras de promover a inovação no RH da sua empresa!