Pequenas pausas e um bom planejamento são algumas das maneiras de evitar o sono ao volante e proteger a sua vida.

Quase todos os motoristas profissionais já passaram por aquela situação de muito cansaço e, se nada for feito, isso pode levar a sérios acidentes. O sono ao volante é tão perigoso quanto dirigir sob o efeito de bebidas ou drogas, pois reduz os reflexos e a atenção do condutor.

Leia este texto que preparamos para você e conheça algumas dicas que vão ajudá-lo a evitar o sono ao volante e proteger não só a sua vida, mas a dos pedestres, demais motoristas e de seus passageiros!

Planeje bem o roteiro de viagem

Seja ao dirigir à noite ou durante o dia, para ter segurança e evitar o sono ao volante, é muito importante planejar bem o roteiro de viagem, ainda que você já o tenha realizado várias vezes. Situações como trânsito intenso e alagamentos podem aumentar bastante o tempo do trajeto, e é preciso estar pronto para isso.

Antes de pegar ao volante, pesquise sobre os locais por onde você vai passar, quais problemas podem ocorrer nessa região e esteja pronto para imprevistos. Também é uma boa ideia verificar alguns lugares para descanso. Aliás, esse é o nosso próximo item e também um dos mais importantes.

Organize pequenas paradas para descanso

De dia, de noite, na chuva ou no sol, dirigir por várias horas seguidas não é recomendado, pois isso leva ao cansaço prematuro e pode causar sonolência. Recomenda-se que a cada duas horas de condução seja feita uma parada de, pelo menos, 20 minutos para repouso.

Sabemos que nem sempre isso é possível. Afinal, muitas empresas não reservam esse tempo para os seus motoristas. Contudo, é fundamental que você converse com os seus superiores e mostre como isso é importante e traz melhorias ao serviço prestado — como redução de acidentes, melhor atendimento ao cliente e mais eficiência.

Deixe seu email e ganhe desconto na compra do seu Exame Toxicológico na LABET!

Dirija com a janela aberta

Outra dica simples e que ajuda bastante na hora de evitar o sono ao volante é dirigir com a janela aberta. Pode ser só um pouco, porque, em alguns locais, isso pode representar um risco de assaltos. O importante é deixar o vento entrar, uma vez que isso auxilia bastante na manutenção do estado de alerta.

Porém, tome certo cuidado, pois isso pode ressecar os olhos e dificultar a visão, principalmente para quem faz uso de lentes de contato. Como dissemos, o ideal é que a janela esteja um pouco aberta e, se você sentir qualquer desconforto que prejudique a condução, feche-a imediatamente.

Beba apenas água e suco natural

O que você consome durante a viagem também é muito importante. Não fique sem comer por muitas horas seguidas e, principalmente, tome bastante cuidado com os alimentos que você consome e com as bebidas. Por mais que pareçam inofensivas, algumas podem dar sono.

Por precaução, tome apenas água ou suco natural, uma vez que essas bebidas não trazem nenhum problema em relação ao sono. Aliás, manter-se bem hidratado é fundamental para evitar o cansaço extremo e a sonolência que pode vir com ele. Além disso, nada melhor uma limonada gelada para refrescar e afastar o stress.

Saber reconhecer e lidar com os sinais de cansaço são as melhores maneiras de evitar o sono ao volante e, como você percebeu, isso não é tão difícil. Siga as nossas dicas e, sempre que perceber que não está em condições de dirigir, faça uma pausa. Lembre que a sua vida vem em primeiro lugar.

Viu como é possível evitar o sono ao volante com algumas práticas bem simples? Agora, leia nosso texto e veja os riscos de dirigir sobre o efeito de drogas!

Exame toxicológico na LabetPowered by Rock Convert