Freio motor em caminhões: conheça os mitos e verdades
Conheça verdades e mentiras sobre a utilização do freio motor e descubra quando usá-lo adequadamente.
O freio motor é um assunto polêmico entre os caminhoneiros. Mesmo com anos de profissão e experiência na estrada, alguns motoristas não sabem ao certo se essa prática faz bem ou mal para a condução e o veículo.
Pensando nisso, preparamos o post de hoje para esclarecer as dúvidas recorrentes sobre o assunto e explicar quais são as verdades a respeito do freio motor. Ficou curioso e quer descobrir se você está por dentro? Leia!
O que é e como funciona o freio motor
Trata-se de uma função que o próprio motor do caminhão utiliza para ajudar na hora da frenagem. A ação do freio motor consiste em reduzir a marcha em descidas muito grandes, controlando a velocidade por meio do freio.
Esse recurso também serve para desacelerar em trânsito comum. Neste procedimento, o motorista administra melhor a velocidade do caminhão, já que a capacidade de frenagem é intensificada e a de tração aumentada.
Em outras palavras, podemos definir o freio motor como a redução das marchas para não sobrecarregar o sistema de frenagem. O recomendável é usá-lo nas situações de tráfego extremamente lento e/ou de descidas longas.
Verdades e mentiras sobre esse recurso
Quando você solta o acelerador, o motor de certa forma “segura” o veículo, diminuindo a velocidade, certo? Numa descida mais acentuada, essa propriedade mecânica — o próprio freio motor — entra em ação, a fim de dar mais segurança e conservar os freios. Mas essa prática faz mal ao veículo?
Muito se ouve falar sobre o que o uso dessa técnica pode acarretar, mas nem tudo é verdade! Vamos esclarecer, a seguir, mitos e verdades a respeito do freio motor, para que você nunca mais fique na dúvida quando escutar uma dessas alegações. Veja!
Prejudica o caminhão?
Caso já tenha ouvido por aí que acionar o freio motor danifica os coletores do escapamento ou faz o motor esquentar demais, fique tranquilo: tudo isso não passa de mito.
A verdade é que esse recurso só beneficia a saúde do caminhão, evitando a sobrecarga dos freios. Todos os veículos contam com a possibilidade de baixar a velocidade dessa maneira. A mecânica foi feita para que você ative essa opção, portanto aproveite!
Gasta mais combustível?
Quando se freia utilizando o freio motor, trabalha-se com rotações mais altas que o usual, podendo dar a entender que o consumo de combustível cresce. Entretanto, isso não procede: o freio motor não gasta mais combustível.
Ao contrário do que muitos pensam, quando você tira o pé do acelerador, a injeção para, ou seja, o caminhão não consome. Sendo assim, mesmo que o giro seja mais alto, não há combustão, logo o freio motor economiza combustível.
Danifica a caixa de marchas em descidas?
Ouvir isso é bastante comum entre os motoristas, embora seja um mito. O freio motor não danifica a caixa de marchas. Na verdade, seu uso não prejudica nenhum componente do veículo, pois faz parte do funcionamento normal do sistema.
Se o caminhão já é feito com uma função capaz de ajudar o motorista a “segurar” melhor nas descidas, não teria sentido que esse mesmo recurso colocasse em risco alguma outra peça.
Atrapalha a lubrificação do motor?
Há quem diga que o freio motor aumenta a pressão do cárter (recipiente no qual fica o óleo lubrificante), influenciando a viscosidade do óleo e fazendo com que ele não seja “puxado” corretamente. Essa informação não procede.
Tanto o óleo quanto o cárter são desenvolvidos para suportar o trabalho do motor. Quando se usa o freio motor, essa “força” não chega nem perto de afetar a capacidade deles, pois podem aguentar situações bem mais intensas. Afinal de contas, foram feitos para isso!
De maneira geral, o freio motor é um recurso muito vantajoso para os caminhoneiros, colaborando com a segurança do trajeto, dando mais controle e conservando as boas condições do sistema de frenagem do veículo.
Falando em segurança, como você lida com o transporte de cargas perigosas? Leia o texto sobre os principais cuidados para se ter nessa situação!
O freio motor em caminhões funciona convertendo a energia cinética do veículo em energia mecânica através da compressão do motor, gerando resistência que auxilia na desaceleração do veículo sem sobrecarregar os freios convencionais, proporcionando maior controle e segurança durante a descida de encostas.
O retarder é um dispositivo separado do sistema de freio do veículo que atua hidraulicamente, enquanto o freio motor utiliza a compressão do próprio motor para auxiliar na desaceleração, proporcionando maior controle durante a descida de encostas.
O freio motor é usado principalmente em descidas longas e íngremes, ajudando a controlar a velocidade do veículo e a reduzir a carga nos freios convencionais, melhorando a segurança e a eficiência de frenagem.
Sim, o freio motor direto é uma função padrão em muitos veículos pesados, permitindo que o motorista o acione para auxiliar na desaceleração do veículo, especialmente em descidas íngremes, melhorando o controle e reduzindo a carga nos freios convencionais.