Chegou a hora de renovar sua CNH? Conseguiu aquela vaga de emprego providencial e agora tem que fazer os exames solicitados pela firma? Você vai precisar encontrar um laboratório de exame toxicológico de confiança para fazer o seu exame. Geralmente a empresa cadastrada, compra o exame e encaminha o motorista para a unidade escolhida para realizar a coleta, mas também há aquelas empresas que permitem que você faça por conta própria e peça depois o reembolso. Se você é habilitado nas categorias C, D e E ou quer incluí-las à sua CNH, certamente sabe que a realização desse teste é obrigatória.

Então para ajudar nessa escolha importantíssima, vamos apontar alguns detalhes aos quais é preciso se atentar para definir qual o melhor laboratório para lhe atender. Acompanhe a leitura do texto e venha aprender um pouco mais sobre o universo de quem vive na estrada. Confira!

O Exame Toxicológico do Cabelo

Além de procurar seguir hábitos saudáveis, ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos regularmente e adotar uma direção veicular defensiva, é muito importante que os motoristas profissionais estejam atentos aos prazos e procedimentos para a inclusão de uma nova categoria na CNH, renovação, cursos de reciclagem e exames obrigatórios que devem ser feitos de tempos em tempos.

Para alguns motoristas, fazer o exame do cabelo pela primeira vez pode parecer um pouco constrangedor, mas apenas porque não conhecem o procedimento, que é totalmente indolor e não invasivo. Ele consiste na retirada de fios de cabelo (em média de 50 a 100) com tamanho mínimo de 3 centímetros.

No caso de ser uma pessoa careca ou ter poucos cabelos, o teste pode ser feito por meio da recolha de pelos corporais, dos braços ou pernas. E no caso de pessoas que são portadoras da alopecia universal, ou seja, que não possuem pelo algum no corpo, o exame também é feito, mas por meio da recolha de aparas de unhas. Para esses casos, é necessário que se apresente o atestado médico referente às condições especiais para a coleta de unhas ser feita.

O exame do cabelo consegue expor várias substâncias tóxicas ao organismo. Essas substâncias ficam armazenadas internamente no fio de cabelo ou pelo corporal e por isso sua janela de detecção é bem maior que nos exames de urina ou de sangue.

As principais e mais comuns substâncias encontradas são maconha e cocaína, mas não raramente são detectadas também anfetaminas, metanfetaminas, opiáceos e estimulantes sintéticos.

Sabemos que o motorista sério, que se preocupa com o futuro de sua carreira e família, não usa drogas. Logo, faz o exame de pronto, assim que lhe é solicitado, para desencargo de sua consciência e para poder continuar trabalhando tranquilamente, sem impedimentos legais.

O objetivo do Exame Toxicológico de Cabelo

A chamada lei do Motorista (Lei 13.103/2015) de março de 2015, prevê que todo aquele candidato às categorias C, D e E precisa realizar o Exame Toxicológico, assim como quem estiver fazendo a reciclagem e a renovação de CNH.

O objetivo desse exame é aumentar a segurança nas estradas. Com o número de usuários de drogas que dirigem diminuindo, as estradas se tornam mais seguras para todos: condutores profissionais ou não, pedestres e ciclistas.

Mantendo longe das estradas e rodovias aqueles motoristas que não se enquadram no perfil profissional para exercer essa profissão, melhora também o tráfego e reduz o índice de acidentes.

Além disso, as empresas de transporte ganham de várias formas ao aplicá-lo aperfeiçoando seu quadro de colaboradores, sabendo quais profissionais manter e quais não manter. Sem contar com o número de multas, avarias e depreciação dos veículos que reduz consideravelmente.

Deixe seu email e ganhe desconto na compra do seu Exame Toxicológico na LABET!

Os diferenciais de um Laboratório de Exame Toxicológico

Além de um bom atendimento, próprio a qualquer empreendimento que lide com pessoas, é preciso que você busque um ponto de coleta que seja referência no mercado.

A LABET, por exemplo possui a chamada certificação CAP/FDT, emitida como garantia de sua precisão laboratorial, fidedignidade e segurança dos procedimentos. Com essa certificação, os exames possuem o valor forense necessário e validade de até 90 dias.

Pontos de coleta do Exame Toxicológico

Você também precisa de comodidade para realizar o seu exame. Um dos principais pontos que você deve considerar quando for escolher a clínica de exame toxicológico é a rede de coleta parceira do laboratório credenciado ao DENATRAN.

Pesquise se existe algum ponto que fique próximo ao seu trabalho ou moradia. Assim não será preciso se desviar em seu caminho, tornando o processo mais rápido e prático.

Algumas redes certificadas possuem milhares de pontos de coleta espalhados pelo país. Fique atento e confira se algum desses lhe atende.

Tecnologia e capacitação

Quando a questão é a sua saúde, você exige o melhor, certo? Por isso, sempre pesquise e dê preferência aos laboratórios líderes em confiabilidade e aqueles que investem em atualização de equipamentos e processos.

O atendimento precisa ser ético e profissional. Técnicos capacitados agem dessa forma naturalmente. Pegue indicações com colegas motoristas, familiares e amigos. Ter uma referência prévia com certeza vai deixar você mais seguro para a realização do teste.

Mas atenção, não basta somente ter cordialidade, é necessário que o profissional demonstre segurança no processo e que transmita essa confiança ao usuário. Não fique tímido caso tenha alguma dúvida. Comunique e questione se tudo ainda não tenha ficado claro.

Lembre-se que você vai realizar o teste do cabelo com alguma frequência. Esse exame toxicológico será necessário em seu curso de reciclagem, admissão e demissão em qualquer empresa de transporte, seja de carga ou de passageiros.

Também é válido sempre se programar com antecedência. Pesquise o site da empresa que você sentiu confiança, verifique o ponto de coleta mais próximo e encare isso como uma situação simples e necessária para desempenhar legalmente a sua profissão.

Então, percebeu a importância de pesquisar bastante antes de decidir onde fazer o seu exame do cabelo? Não é qualquer laboratório de exame toxicológico que estará pronto para atender às suas exigências. Conte com laboratórios experientes e indique o bom serviço aos seus companheiros de volante.

Agora que você já sabe como escolher o melhor laboratório de exame toxicológico, entre em contato com a LABET e tire qualquer dúvida que você ainda tenha!