Segurança nas estradas: como ter uma direção segura?

4 de setembro de 2024 0 Por LABET Exames Toxicológicos

Existem dicas práticas para garantir segurança nas estradas, cumprindo normas, evitando acidentes e construindo uma boa reputação.

Garantir segurança nas estradas ajuda a manter a confiança dos empregadores no seu trabalho. E claro, é uma forma de proteger você, a carga e os demais passageiros ao reduzir o risco de acidentes e prevenir danos materiais. 

Além disso, um histórico de condução segura contribui para criar uma boa reputação profissional, criando oportunidades futuras e fortalecendo a sua credibilidade no setor.

Neste conteúdo, separamos as principais dicas para ter mais segurança nas estradas.

Manutenção do veículo

Manter o veículo em boas condições aumenta a segurança e prolonga a vida útil do caminhão, reduzindo custos a longo prazo.

Cheque os pneus

Olhe regularmente para os seus pneus. Veja se têm cortes e bolhas e qual é a profundidade deles. Além disso, mantenha a pressão correta dos pneus, conforme indicado no manual do veículo.

Freios em dia

Teste os freios antes de começar sua viagem. Se ouvir barulhos estranhos ou sentir algo diferente, é hora de uma revisão. E ainda, verifique o nível do fluido de freio e, se necessário, complete conforme as recomendações do fabricante.

Luzes funcionando

Certifique-se de que todas as luzes do caminhão estão funcionando, incluindo faróis, lanternas e luzes de freio. Se não estiverem, substitua as lâmpadas queimadas imediatamente.

Óleo do motor

Confira o nível e a condição do óleo do motor. Se estiver baixo ou sujo, troque respeitando as orientações do fabricante. Lembre-se de verificar também o filtro de óleo.

Fluido de arrefecimento

Verifique o nível do fluido de arrefecimento quando o motor estiver frio e complete se necessário. Certifique-se de que não existam vazamentos no sistema de arrefecimento.

Correias e correntes

Antes de viajar, confira as correias e correntes do motor. Se estiverem desgastadas ou com rachaduras, é hora de substituir. E ainda, lembre-se de manter as correias tensionadas.

Bateria em boas condições

Certifique-se de que a bateria do caminhão não tenha sujeira nos terminais. Então, limpe se necessário. Além disso, veja se a bateria está firme no lugar e sem sinais de vazamento. Isso ajuda a manter o sistema elétrico funcionando bem e garante uma viagem segura.

Filtros limpos

Substitua regularmente os filtros de ar e de combustível. Até porque, filtros limpos garantem um melhor desempenho do motor e economia de combustível.

Verificação dos fluidos

Além do óleo do motor, confira outros fluidos com frequência, como transmissão, direção hidráulica e fluido de freio. Mantenha os níveis adequados para garantir o funcionamento eficiente.

Agende manutenções preventivas

Crie um cronograma para manutenções preventivas, conforme as recomendações do fabricante. E claro, antecipe-se a problemas potenciais para evitar paradas inesperadas.

Planejamento da rota

Ao planejar sua rota com cuidado, você aumenta as chances de ter uma viagem mais tranquila e segura, evitando surpresas desagradáveis na estrada.

Antes de sair

Antes de pegar a estrada, dê uma olhada no mapa. Assim, confira como está o clima, se tem algum problema na estrada e onde você pode parar para descansar.

Pense no imprevisto

Tenha um plano B em caso de imprevisto. Afinal, se a estrada principal estiver ruim, saiba por onde pode ir. Outra dica é conhecer os lugares onde é possível parar se precisar de ajuda ou descanso.

Controle o tempo de viagem

Saiba quanto tempo vai levar para chegar ao seu destino. Essa é uma estratégia para evitar pressa na direção e ajudar você a manter um ritmo seguro.

Comunique-se

Especialmente se estiver trabalhando em equipe, mantenha comunicação constante. Informe outros motoristas sobre condições da estrada e possíveis desafios. 

Por exemplo, existem grupos de WhatsApp de caminhoneiros onde vocês podem trocar informações em tempo real. Entre elas, bloqueios na estrada, postos de descanso recomendados e até mesmo compartilhar outras dicas úteis.

Respeito ao exame toxicológico

Respeitar o exame toxicológico cumpre com requisitos legais e ajuda a construir estradas mais seguras.

Importância para a segurança

O exame é uma medida de segurança, já que motoristas sob efeito de drogas representam riscos nas estradas. Logo, o toxicológico serve para garantir que você dirija com atenção e responsabilidade, prevenindo acidentes.

Afinal, o consumo de substâncias químicas, detectado pelo exame toxicológico, afeta a coordenação e o raciocínio, aumentando a chance de erros no trânsito. Então, fazer o exame é importante para proteger você e as demais pessoas na estrada. 

Cumprimento legal

Respeitar o exame toxicológico é uma obrigação legal para motoristas das categorias C, D e E, como os caminhoneiros. Logo, se essa regra não for cumprida, eles podem enfrentar penalidades sérias, incluindo a suspensão da carteira de motorista.

Confiança dos empregadores

Ao cumprir com o exame, você mostra aos empregadores que leva a sério a segurança nas estradas. Isso pode fortalecer sua reputação e confiança no trabalho. Até porque, esse comportamento mostra compromisso com a integridade, responsabilidade e bem-estar pessoal e com toda a comunidade rodoviária.

Esses fatores podem abrir portas para oportunidades de crescimento e reconhecimento no setor de transporte. Afinal, empregadores valorizam profissionais dispostos a seguir padrões rigorosos de segurança.

Realize o seu Exame Toxicológico com a LABET

Como visto, priorizar a segurança na estrada é fundamental para todos os motoristas. Além de cumprir regulamentações, isso protege vidas, evita acidentes e constrói uma reputação profissional sólida.

Dados do Instituto de Tecnologia para o Trânsito Seguro (ITTS) revelaram que a exigência dos exames toxicológicos reduziu os acidentes em 38% nas estradas. Por isso, é importante que você mantenha seu exame toxicológico em dia. A LABET está aqui para ajudá-lo, compre o seu exame toxicológico e receba o resultado a partir de 72 horas.