As estradas brasileiras podem apresentar diversos riscos para os motoristas. Veja como se proteger e as melhores práticas para evitar incidentes.

O Brasil possui uma das maiores malhas rodoviárias do mundo. O que não poderia ser diferente, já que somos um país de proporções continentais e a maior parte da nossa rede de transporte é feita por caminhões. No entanto, isso também cria mais oportunidades de risco pelas estradas no Brasil.

Os riscos podem variar entre acidentes causados pela negligência dos motoristas, má qualidade das estradas e, ainda, assaltos. Viajar pelo país com carga pode ser realmente perigoso, motivo pelo qual é preciso se precaver o máximo possível.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas importantes para se proteger dos riscos ao dirigir profissionalmente por estradas no Brasil. Confira!

Conheça as rotas utilizadas

Antes de pegar a estrada, é essencial conhecer a rota que tomará. Se for uma rota nova, vale a pena falar com companheiros de profissão ou estudá-la por mapas, internet ou usar aplicativos. Isso ajuda a planejar as paradas, o tempo de viagem, potenciais zonas perigosas etc.

Além disso, o conhecimento das rotas ajuda a otimizar o tempo de viagem e a se precaver de potenciais imprevistos — inclusive em questões de combustível. Muitas rotas passam por rodovias estaduais que cruzam pelo interior, por exemplo, em que a comunicação pode ser mais difícil. Preparar-se para essas situações pode fazer toda a diferença.

Faça manutenção preventiva

Uma das mais imprescindíveis precauções que motoristas profissionais precisam tomar é a manutenção preventiva do veículo. Afinal, a pior coisa que pode acontecer é o veículo ter algum tipo de pane ou problema no meio da estrada.

A manutenção preventiva é necessária para evitar obstáculos e, também, para garantir que a viagem ocorra dentro do tempo planejado. Além disso, fazer a manutenção preventiva é um custo operacional muito mais baixo que solucionar eventuais problemas mecânicos na estrada.

Deixe seu email e ganhe desconto na compra do seu Exame Toxicológico na LABET!

Pare apenas em lugares seguros

Muitas vezes, a tentação de encostar o veículo na beira da estrada é grande, pelos mais diversos motivos. No entanto, isso é sempre um risco — tanto para o motorista, que fica vulnerável, quanto para o veículo, que pode sofrer acidentes ou causá-los.

O acostamento não tem essa função e, por isso, é muito melhor esperar até o próximo ponto de parada ou posto de gasolina, ainda que seja preciso se segurar na direção um pouco mais.

Cuide da saúde

Um ponto especialmente importante — e incrivelmente negligenciado — para a segurança, ao dirigir pelas estradas no Brasil, é o cuidado com a própria saúde. Muitos motoristas, para tentar adiantar a viagem, acabam dirigindo noite adentro, fazendo uso de drogas que os mantêm acordado e alimentam-se mal nas paradas, para gastarem menos tempo, entre outras atitudes nocivas.

Isso leva a uma falta de atenção, aumentando os riscos de graves acidentes, além de causar problemas cardiorrespiratórios e vícios. Outro problema é que eles podem não passar em exames toxicológicos, o que leva à suspensão da CNH e proibição do motorista de dirigir até o novo exame, no prazo de 90 dias. Cuidar da própria saúde é muito mais importante e eficiente que tentar ganhar algumas horas de estrada.

Redobre a atenção em situações adversas

Dirigir durante a noite, em chuvas fortes ou em situações de neblina são exemplos de situações adversas. Nesses momentos, é preciso redobrar a atenção para evitar acidentes e dirigir com extrema cautela. A imprudência coloca em risco a vida do próprio motorista e dos demais que estejam dirigindo nas estradas.

Para além do que foi colocado, é sempre importante obedecer as leis de trânsito e os limites de velocidade, tomando os cuidados necessários nas paradas das estradas no Brasil, inclusive mantendo os exames de saúde preventivos em dia para evitar acidentes e outros riscos.

Gostou do artigo? Então aproveite a visita para descobrir o essencial papel do exame toxicológico na redução de acidentes nas estradas!

Powered by Rock Convert