Na semana nacional do trânsito, é essencial considerar algumas práticas para transformar o cenário no país

Anualmente, o Brasil registra cerca de 47 mil mortes de trânsito, enquanto 400 mil pessoas ficam com alguma sequela. Na semana nacional do trânsito, é essencial pensarmos em maneiras para melhorar essas estatísticas, que custam R$ 56 bilhões segundo dados do Observatório Nacional de Segurança — valor que poderia ser investido em 28 mil escolas ou em 1.800 hospitais.

Por isso, neste post, abordaremos as principais causas dos acidentes, além de apresentar algumas atitudes para deixar o trânsito mais seguro. Acompanhe!

Quais são as principais causas dos acidentes de trânsito?

Para que possamos traçar estratégias que diminuirão os índices de acidentes, é necessário entender suas principais causas. 

Excesso de velocidade

Com a rotina diária, que pode ser bastante corrida, os condutores acabam acelerando além do limite permitido. Dessa forma, é necessário se atentar às sinalizações para que não haja excesso de velocidade. 

Imprudências

Apesar de ser obrigatório, muitas pessoas ainda negligenciam o uso do cinto de segurança, principalmente nos bancos traseiros. Manter apenas uma mão ao volante, mesmo parecendo inofensivo, é outra prática imprudente, levando à perda do controle do veículo por qualquer que seja o descuido. ​

Além disso, na pressa, os motoristas podem fazer manobras muito bruscas ou mudar de faixa sem pensar em quem vem atrás, como também quem está logo à frente. Por isso, é importante manter uma distância segura dos outros veículos da via, dirigindo com calma e calculando possíveis imprevistos. 

Excesso de cargas e descumprimento da Lei do Caminhoneiro

Na semana nacional do trânsito, é essencial que motoristas profissionais se atentem a algumas questões. Veículo com excesso de carga, por exemplo, é ilegal e pode piorar as condições das estradas nacionais, principalmente em trechos mais precários. 

O descumprimento da Lei do Caminhoneiro — principalmente no que diz respeito às regras de repouso semanal, intervalos obrigatórios e estar de acordo com a jornada de trabalho — também está entre as principais causas de acidentes. 

Deixe seu email e ganhe desconto na compra do seu Exame Toxicológico na LABET!

Uso de drogas

O álcool ainda é o maior causador de acidentes envolvendo pessoas sob a influência de substâncias. No entanto, o consumo de drogas ilícitas, como o rebite, a cocaína e outros tipos de anfetaminas, tem aumentado nos últimos anos.

A maioria delas são capazes de tirar as pessoas de um estado de consciência, o que impede respostas rápidas e precisas nas situações em que o trânsito exige reflexos rápidos. Isso cria um ambiente perigoso tanto para usuários quanto para outros motoristas e pedestres. 

​Como deixar o trânsito mais seguro?

Selecionamos algumas atitudes para deixar o trânsito mais seguro. Confira!

Faça manutenções em seu veículo

É importante que você conheça seu veículo e garanta que ele esteja em plena condição de circular. Falhas mecânicas ou pneus carecas podem causar acidentes, principalmente nas vias mais rápidas.

Esteja atento, ainda, às luzes do seu veículo, como seta indicativa, luz de freio e de ré, entre outras. 

Utilize os itens de segurança

Como dito, não utilizar o cinto de segurança está entre as principais causas de acidentes. Entre os itens obrigatórios, também estão as cadeirinhas para crianças nas viagens a passeio ou no dia a dia.

Por menor que seja a distância percorrida, esses itens são essenciais! 

Redobre o cuidado quando estiver com pouca visibilidade

A chuva, além de prejudicar a visibilidade, deixa a pista molhada, o que pode fazer com que os veículos fiquem mais escorregadios. Dirigir à noite também pede uma atenção maior do motorista.

Nesses casos, reduza a velocidade e aumente a atenção! Essa dica vale também para condições de nevoeiro, neblina, quando o sol estiver na altura dos olhos ou em locais com pouca iluminação pública.

Como vimos, alguns cuidados básicos podem ser tomados para melhorar as estatísticas relacionadas aos acidentes. Na semana nacional do trânsito, reflita sobre suas atitudes nas estradas e ajude a mudar esse triste cenário. 

O que achou deste conteúdo? Já pratica alguma outra atitude que não mencionamos? Deixe seu comentário no post e compartilhe com a gente!

Exame toxicológico na LabetPowered by Rock Convert