Algumas práticas previnem o roubo de carga nas estradas e mantêm os motoristas sempre em segurança.

O roubo de carga de caminhões é uma das práticas criminosas mais comuns no Brasil e, entre 2011 e 2016, causaram um prejuízo equivalente a mais de R$ 6,1 bilhões.

A situação é tão grave que a Associação Nacional das Empresas de Transporte e Logística (NTC) estabeleceu a cobrança de uma taxa de emergência excepcional nos estados de maiores ocorrências, como o Rio de Janeiro.

Diante disso, os gestores da área de transportes são obrigados a desenvolver estratégias para diminuir os danos causados por esses roubos e garantir a segurança de seus motoristas. Pensando nisso, preparamos um post especial com algumas práticas para ajudar nessa missão.

Quer saber quais são? Então, continue a leitura e confira!

Investigue os futuros funcionários

Saber a fundo quem está sendo incluído entre os funcionários de uma empresa de transportes é um dos primeiros passos para evitar os esquemas de roubo de carga.

Portanto, procure informações detalhadas sobre o histórico do possível candidato, além de recomendações confiáveis.

Treine os motoristas

Os motoristas são os primeiros alvos dos roubos de carga. Por isso, devem receber treinamentos básicos e orientações quanto às atitudes preventivas que devem ser tomadas para aumentar a sua segurança.

Algumas lições importantes que devem ser passadas para esses profissionais são:

  • tomar cuidado com falsas blitz;
  • manter certa vigilância caso algum veículo siga o caminhão;
  • não falar com estranhos sobre o trajeto de entrega ou a carga que está carregando;
  • comunicar à polícia rodoviária se perceber qualquer atitude suspeita.

Utilize escoltas armadas

Outra maneira de evitar o roubo de carga é contratar uma empresa especializada em escoltas armadas. Essa possibilidade deve ser considerada em regiões com altos índices de assaltos registrados, quando o valor da carga a ser transportada é muito alto ou se nenhuma outra medida preventiva surtir efeito.

Antes de colocá-la em prática, é imprescindível pesquisar e certificar-se de que a empresa tem experiência em situações de risco e bom histórico no cumprimento de prazos e entregas.

Deixe seu email e ganhe desconto na compra do seu Exame Toxicológico na LABET!

Alterne os trajetos

Depois que as quadrilhas conseguem analisar a frequência de rota de alguns caminhões, fica muito mais fácil a ação de abordagem. Sendo assim, é muito importante realizar um planejamento detalhado para alternar os caminhos e as datas para cargas específicas.

Essas informações devem ser adotadas pelos gestores em parceria com caminhoneiros e com a ajuda de dados fornecidos pelos órgãos competentes. Além disso, é essencial que seja praticado o rodízio de locais que são utilizados para abastecimento, alimentação e descanso dos profissionais.

Adote códigos padrões

Adotar códigos e alertas padronizados para ocasiões suspeitas e compartilhar com outros motoristas da frota é uma ótima medida para garantir a segurança tanto dos profissionais quanto das cargas transportadas.

Utilizar uma palavra-chave ou frase como senha facilita a comunicação e dificulta a atuação de criminosos.

Evite o transporte de carga noturna

A maioria dos roubos de cargas acontece no período noturno, quando a visibilidade é menor, os motoristas estão mais cansados e o trânsito nas estradas não é tão movimentado. Então, é fundamental dar preferência ao transporte diurno.

Organizar comboios de caminhões também é uma alternativa para a prevenção, pois uma quantidade maior de veículos dificulta o plano de ação dos criminosos. Além disso, a comunicação entre a empresa e os profissionais deve ser constante.

Para obter sucesso com essas dicas de prevenção contra o roubo de carga, é muito importante que os motoristas estejam totalmente alinhados com as diretrizes impostas pelos gestores. Assim, a segurança e a integridade tanto desses profissionais quanto das cargas estarão sempre garantidas.

Gostou de saber como prevenir o roubo de carga nas estradas? Então, aproveite que está por aqui e leia nosso post sobre como dirigir a noite com muito mais segurança!

Powered by Rock Convert