O Maio Amarelo já faz parte da agenda da maioria das empresas. Quer saber o motivo?

Sua empresa já está se preparando para o Maio Amarelo? É a ocasião ideal para abordar uma série de assuntos que dizem respeito diretamente à rotina dos motoristas e de seus empregadores. Informar e conscientizar são dois dos principais objetivos da campanha.

Para as empresas de transporte, tanto de cargas como de passageiros, é um dos períodos mais importantes do ano. Não dá para perder a oportunidade de falar diretamente para seus colaboradores sobre a importância do bem-estar em seu local de trabalho.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste texto, indicaremos 4 ações eficientes para promover o Maio Amarelo. Confira e boa leitura!

O que é o Maio Amarelo?

Trata-se de uma ação internacional de conscientização para reduzir o número de acidentes de trânsito. Cada vez mais empresas têm aderido ao movimento Maio Amarelo por compreenderem a sua importância social.

A campanha nasceu da necessidade de chamar a atenção da sociedade para o alto número de acidentes e mortes no trânsito no mundo. O objetivo é exercer estratégias coordenadas pelos órgãos públicos e setor privado e levantar o debate sobre segurança viária.

Deixe seu email e ganhe desconto na compra do seu Exame Toxicológico na LABET!

Qual é a importância das ações de conscientização no trânsito?

Principalmente para as empresas de transporte, o Maio Amarelo é a hora de tocar em assuntos delicados, por isso, certifique-se de contar com alguém que fale com propriedade sobre o tema. Sabemos que a rotina dos motoristas é complicada e o trabalho, em si, muito desgastante.

Veja a seguir alguns dos problemas de saúde a que os motoristas profissionais estão mais suscetíveis.

Distúrbios do sono

Além de problemas na coluna e de audição, é comum que aqueles motoristas que cumprem prazos apertados tenham dificuldade em ajustar uma rotina de sono. Tenha em mente que a privação do sono natural reduz os reflexos — o que pode ser decisivo na hora de realizar uma manobra evasiva, por exemplo.

Depressão

Esse é um problema cada vez mais recorrente em nossa sociedade, além de uma doença de difícil diagnóstico, pois, a pessoa pode estar simplesmente melancólica ou pensativa. Às vezes, aparentemente está tudo bem, mas, emocionalmente, o indivíduo se sente triste e solitário.

Longas jornadas, pouco tempo para a família ou algum lazer, más condições de trabalho e salário pouco convidativo são alguns dos fatores que costumam deprimir o motorista profissional.

Casos extremos

A depressão é uma doença que pode desencadear crises autodepreciativas ou mesmo a vontade de desistir de viver, principalmente se agravada pelo uso de drogas. O suicídio é uma saída que alguns podem tentar ao lidarem com a condição. 

Quanto mais cedo for diagnosticado o problema de saúde mental, mais rapidamente é possível iniciar o tratamento terapêutico e o uso de medicação.

Quais são as ações mais eficientes para o Maio Amarelo?

1. Palestras educativas

O palestrante deve apresentar dados comprovando as principais causas de acidentes, como o uso de celular ao volante e dirigir embriagado ou sob efeito de drogas.

2. Palestras motivacionais

Incentive o dia de vestir amarelo, por exemplo, e reúna as pessoas para reuniões ou workshops. Para esse momento, são recomendadas as dinâmicas mais leves e descontraídas. O quadro colaborativo com sugestões de melhoria para o trânsito também é uma boa ideia.

3. Cursos de direção defensiva

Dessa forma, os profissionais ficam mais informados sobre como proceder em frenagens bruscas, desvios, aquaplanagem e atendimentos com primeiros socorros.

4. Atendimento pessoal com terapeuta ocupacional ou psicólogo

O atendimento psicológico visa ajudar os indivíduos de forma subjetiva. É possível, a partir daí, extrair diagnósticos e tomar as providências necessárias.

Gostou de aprender mais sobre o Maio Amarelo? Agora é só tirar as ideias do papel e começar a colocar em prática campanhas que vão realmente fazer a diferença no cotidiano da empresa e na vida dos colaboradores.

Como mencionamos, o uso de drogas tem uma relação direta com o Maio Amarelo. Para saber se é possível identificar esse hábito nos colaboradores, leia este outro artigo disponível em nosso blog. Até mais!

Powered by Rock Convert