Estabelecer estratégias para se destacar na área e ser um profissional bem-sucedido é essencial. Saiba como!

Todos os setores de uma empresa têm suas funções bem definidas e alinhadas de acordo com o planejamento estratégico do negócio. Um RH de sucesso, por exemplo, atua para a retenção de talentos, diminuição da taxa de turnover, além de criar ações e iniciativas que contribuem para o melhor clima organizacional, saúde e bem-estar de seus colaboradores.

No entanto, é preciso correr atrás de informações e capacitações específicas para se tornar um setor de Recursos Humanos eficiente na área de transporte.

Pensando nisso, neste post, explicaremos algumas dicas para que você entenda como se destacar nessa área e ser referência no assunto. Boa leitura!

Desenvolva a comunicação

A comunicação de um funcionário de RH deve ser clara, objetiva e transparente. Em especial, nas empresas de transporte, cujos colaboradores de determinados setores — como os motoristas — não ficam o tempo todo dentro da organização.

Um membro de sucesso sabe lidar com diferentes personalidades, adequar a sua comunicação de acordo com o perfil de cada funcionário, além de desenvolver relações que contribuam para um feedback positivo.

Manter uma comunicação clara vai permitir que as áreas estejam constantemente alinhadas. Essa característica é essencial para o bom desempenho de uma empresa, uma vez que os setores trabalharão em conjunto para que as metas sejam alcançadas, traçando estratégias de melhorias sempre que necessário.

Busque capacitação profissional

Buscar qualificação profissional é uma das principais características para que o profissional seja bem-sucedido, independentemente de sua área. Nos Recursos Humanos, ao procurar treinamento, o colaborador vai desenvolver técnicas e habilidades que vão contribuir, inclusive, para aprimorar a comunicação e alcançar os benefícios abordados anteriormente.

Além disso, qualquer empresa enxerga com bons olhos aquele funcionário que opta por desenvolver suas habilidades. Isso porque o mercado está cada vez mais competitivo, e é preciso estabelecer ações para se destacar.

Sendo assim, um profissional que investe em treinamentos terá mais eficiência na busca por resultados, melhor engajamento com o seu setor e saberá traçar medidas estratégicas. Além disso, contribuirá para o bom relacionamento entre os membros da equipe, uma vez que ele poderá transmitir o conhecimento adquirido.

Desenvolva a empatia

A empatia é um conceito muito discutido nos dias de hoje. Você sabe o que é esse sentimento? É a capacidade de se colocar no lugar do próximo para entender determinadas situações. Ou seja, tudo a ver com a área de Recursos Humanos e uma das características de um RH de sucesso.

É preciso que o profissional desse setor em uma empresa de transporte entenda que se destacar nessa área é muito mais do que apenas ter boas técnicas para gerir pessoas. Ou seja, é preciso estabelecer uma relação empática com todos os membros da empresa, desde os colaboradores até líderes e coordenadores.

Ao ter essa característica, o funcionário vai entender quais são as necessidades de cada pessoa, vai desenvolver estratégias para lidar com personalidades diferentes, além de ser bem visto por toda a equipe, como um colaborador que realmente sabe lidar com as adversidades cotidianas.

Deixe seu email e ganhe desconto na compra do seu Exame Toxicológico na LABET!

Tenha pensamento estratégico

O conceito de RH estratégico é muito discutido nos dias de hoje. Para que você o entenda de maneira clara, vamos a um exemplo prático. No RH tradicional, o setor se limita a apenas atender as demandas da empresa: ou seja, contratar colaboradores, cuidar das questões burocráticas no momento da demissão, entre outras características.

Já o RH estratégico tende a analisar o que de fato contribui para que a empresa atinja os resultados esperados. Determinada contratação para o setor de logística realmente é necessária ou é possível estabelecer outros meios que serão mais benéficos para o negócio?

Sendo assim, um RH de sucesso também desenvolve uma visão mais analítica sobre a sua área de atuação. Ele vai encontrar soluções para os contextos necessários e não apenas se limitar ao que é demandado para o setor.

Desenvolver essa capacidade de raciocínio estratégico, em um primeiro momento, pode não ser uma tarefa muito simples. No entanto, é possível buscar capacitações, treinamentos e, até mesmo, fazer benchmarking — visitas técnicas em outras empresas — para entender quais são as melhores estratégias a serem adotadas.

Tenha afinidade com as novas tecnologias

As tecnologias vêm surgindo para automatizar processos e melhorar o dia a dia dos setores de um negócio. Hoje, comandar um processo seletivo em uma empresa de transporte pode ser facilitado a partir do uso de ferramentas próprias, por exemplo. Isso porque a visão estratégica do profissional é essencial, mas atividades mais burocráticas ainda existem e precisam ser seguidas.

Um RH de sucesso é aquele que sabe lidar bem com essas ferramentas, pesquisa sobre outras soluções que vão contribuir para o negócio, além de entender perfeitamente as maneiras de como direcionar seu tempo otimizado para questões mais importantes ao negócio.

Ou seja, não basta apenas conhecer essas ferramentas, é preciso contribuir para que a empresa esteja sempre em busca do crescimento a partir do uso delas. Afinal, de nada adianta contar com a tecnologia como aliada se os esforços não são compensados em nenhuma outra atividade, não é verdade?

Desenvolva o espírito de equipe

Desenvolver o espírito de equipe não é uma tarefa das mais simples. É preciso saber lidar com as emoções de cada colaborador, conhecer os membros, respeitar as particularidades, além de ter cuidado para desenvolver as críticas que surgirão nas atividades.

Uma das principais características de um RH de sucesso é justamente essa: conseguir alinhar áreas, setores e saber lidar com as adversidades que surgirão ao longo dos dias.

A partir de ações e estratégias, o profissional vai atuar de maneira colaborativa com os mais diversos ramos do negócio com o objetivo de sempre encontrar as principais soluções que vão contribuir para o sucesso do planejamento estratégico.

Tudo isso contribui, ainda, para o processo de tomada de decisões. Ao precisar adotar uma medida de urgência, por exemplo, o profissional contribuirá para que a área de finanças e de logística entendam as melhores ações a serem adotadas naquele contexto.

Neste conteúdo, você pôde ter acesso a algumas das características essenciais de um RH de sucesso. Muito além do que apenas desenvolver suas capacidades técnicas e analíticas, um profissional como esse sabe lidar com as novas ferramentas, tem uma visão mais ampla do negócio, além de desenvolver um pensamento estratégico que contribua para o crescimento da empresa.

Um profissional dessa área também desenvolve ações para o bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores. Uma delas é a SIPAT. Para se aprofundar no assunto, continue no blog e entenda algumas ações que podem ser adotadas nessa estratégia. Boa leitura!

Powered by Rock Convert