5 dúvidas respondidas sobre a pesagem de caminhões
A pesagem de caminhões não precisa ser uma preocupação para o motorista. Saiba por quê!
A pesagem de caminhões é motivo de dor de cabeça? Não precisa ser assim. A maioria dos problemas relativos a transbordo, multa e pesagem dos eixos poderia ser resolvida com um pouco mais de conhecimento sobre o tema. Afinal, tanto para quem trabalha em regime CLT quanto para o autônomo, a responsabilidade sobre a carga é a mesma, concorda?
O bom motorista deve sempre buscar se informar para desempenhar com excelência seu importante papel na sociedade. Sem contar que isso evita multas, atrasos e imprevistos.
Neste texto, vamos responder 5 perguntas frequentes que podem aparecer na hora de encarar a balança na pesagem de caminhões. Tire suas dúvidas!
A importância de distribuir corretamente a carga
O fator principal é ajudar na conservação das estradas, mas deve-se considerar também que o peso bem distribuído pode reduzir os riscos de acidentes. A traseira muito leve, por exemplo, facilita a “saída” dos eixos e pode até provocar o temido “L”
Principais dúvidas sobre pesagem de caminhões
1. Por que é considerado o peso por eixo e não total?
Como citamos no item anterior, é necessário fazer a correta distribuição da carga sobre os eixos para preservar o asfalto. Quando um eixo recebe mais peso do que o outro, ele exerce maior pressão sobre o solo, degradando-o com mais rapidez.
Sem contar que os caminhões são projetados para funcionar dessa forma. Assim, evita o desgaste excessivo dos pneus, freios e rolamentos.
2. Como deve ser a distribuição por eixo?
Se for eixo isolado com dois pneus, pode receber até 6 toneladas. Para o mesmo tipo de eixo, mas com 4 pneus, o limite é 10 toneladas. Se o caso for, por exemplo, dois eixos direcionais com dois pneus cada, suporta até 12 toneladas.
Se precisar colocar 17 toneladas, a estrutura deve ser de dois eixos tandem (unidos, dividindo o “esforço”) com 4 pneus cada. E para levar 25,5 toneladas, são necessários 3 eixos tandem com 4 pneus em cada um.
3. Há margem de tolerância?
No peso bruto do veículo, a tolerância é de até 5% do limite. Por eixo, a tolerância é de 10% a mais do total da carga. Para esses casos, é aplicada uma multa e o motorista pode seguir viagem.
Segundo uma resolução do CONTRAN, se a carga estiver acima de 12,5% permitido por eixo, será necessário realizar o transbordo, ou seja, a transferência do excesso para outro veículo para que a entrega seja concluída.
4. Quem pode multar?
Depende do lugar. Nas cidades, quem multa é a secretaria de transportes vinculada à prefeitura. Se estiver em alguma rodovia estadual, os responsáveis são o DER e a Polícia Rodoviária Estadual.
Agora, se for rodovia federal sem pedágio, quem aplica a multa é a Polícia Rodoviária Federal. Se tiver pedágio a ANTT também pode multar, além da PRF.
5. Como funcionam as multas?
Na pesagem de caminhões, a multa vai para quem o Estado entende que cometeu a transgressão do excesso de peso. O motorista raramente pode ser multado, geralmente as penalidades são pagas pela empresa que permitiu o frete com sobrepeso ou por quem não declarou o peso real.
Lembrando que geralmente o caminhoneiro não tem como saber o peso do veículo quando sai para uma entrega. Será multado se também for proprietário do veículo — nesse caso, ele se torna igualmente responsável pela contravenção.
A pesagem de caminhões não precisa ser uma pedra em seu sapato, concorda? Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, vai colaborar mais para a conservação de estradas e economizar bastante no desgaste dos pneus.
Para aprender como economizar também no combustível, leia este outro artigo do nosso blog em que explicamos como a otimização do consumo pode ser feita. Até mais!
A pesagem de caminhões é feita em balanças rodoviárias, onde o veículo é conduzido sobre a plataforma e o peso é medido automaticamente, garantindo conformidade com os limites de carga estabelecidos para segurança e regulamentação.
Você pode pesar seu caminhão em postos de pesagem rodoviária, localizados em rodovias e estradas principais, ou em instalações privadas, como empresas de transporte ou postos de combustível que oferecem serviços de pesagem.
As balanças de caminhão funcionam por meio de sensores de pressão ou células de carga instaladas sob uma plataforma, que medem a força exercida pelo veículo quando passa sobre ela, calculando assim o peso total do caminhão. Esses dados são exibidos em um painel de controle para verificação e registro.
A pesagem em movimento é realizada por sensores instalados na pista que medem a pressão exercida pelos pneus do caminhão enquanto ele está em movimento. Os dados são processados em tempo real para calcular o peso total do veículo sem a necessidade de parada.