Não se deixe afetar pelos maus hábitos do motorista! O motorista profissional precisa manter-se saudável para trabalhar. Veja nossas dicas!

Ser um motorista profissional não é nada fácil. Tanto para quem dirige o próprio caminhão quanto para quem trabalha com carteira assinada, a rotina é pesada e acaba fazendo com que os maus hábitos do caminhoneiro sejam uma preocupação constante.

Para conseguir dar conta do recado e levar o tão suado salário para a família, acabam desenvolvendo alguns costumes realmente prejudiciais à saúde. Dormem menos do que é recomendável, fazem uso do tabaco para “relaxar” e até mesmo consomem anfetaminas para se manterem “ligados”. 

Neste texto, vamos mostrar 6 maus hábitos dos caminhoneiros que podem comprometer sua saúde e profissão. Confira também como fazer para combatê-los e ter uma saúde melhor. Boa leitura!

Veja os dados sobre maus hábitos do motorista

Sabia que quanto mais quilometragem o motorista roda, mais chance tem de cometer algum erro ao volante? E os erros estão diretamente ligados aos acidentes e violações da lei. Quanto mais violações, mais acidentes. A ultrapassagem inadequada, por exemplo, é uma violação que causa sérios acidentes.

Assim é também com o uso de drogas como a cocaína, maconha, anfetaminas e, quem nunca ouviu falar de “rebite”, não é verdade? Quanto mais se faz uso, mais chance tem de se acidentar.

Por isso, com a Lei 13.103 os motoristas habilitados nas categorias C, D ou E precisam realizar o Exame Toxicológico, conhecido também como teste do cabelo. Assim, o número de acidentes em estradas diminuiu bastante. 

Conheça os maus hábitos do motorista mais recorrentes

1. Dormir pouco

Uma noite mal dormida faz com que o caminhoneiro tenha alterações de humor, fique com os reflexos menos apurados e, geralmente, mais irritados. É uma péssima combinação de fatores para quem trabalha dirigindo.

2. Tabagismo

Quem usa, dá a desculpa de que ajuda a relaxar e a dirigir com mais calma. Na verdade, fumar aumenta os riscos de cometer algum erro e se acidentar.

3. Longos períodos em jejum

Se o motorista pega um prazo apertado, às vezes, não para nem para ir ao banheiro. Almoçar? Provavelmente não dará tempo. Uma dieta desregulada também provoca alterações de humor e sobrepeso. A gastrite é um exemplo de incômodo bem comum em quem fica muito tempo sem se alimentar e depois consome um prato enorme de comida.

Deixe seu email e ganhe desconto na compra do seu Exame Toxicológico na LABET!

4. Sedentarismo

Sabemos que o trabalho do motorista profissional é cansativo. Quando o caminhoneiro tem folga, quer mais é “esticar as pernas” em casa e relaxar. O sedentarismo começa na preguiça, viu? Se exercitar é fundamental para uma vida saudável.

5. Dieta inadequada

Ficar longas horas sem comer corretamente e depois comer fritura de beira de estrada? Puxa, o bom senso precisa prevalecer, concorda? Se esforce para almoçar pratos cheios de folhas e verduras. Troque o refrigerante pelo suco natural e tenha sempre uma fruta no veículo.

6. Uso de substâncias proibidas

Depois da obrigatoriedade do Exame Toxicológico para os motoristas profissionais, o número de usuários de drogas está diminuindo. O Exame Toxicológico com janela de larga detecção é muito confiável; portanto, os profissionais preferem não se arriscar por essa estrada.

Então, para levar uma vida mais saudável e tranquila, lembre-se de sempre ter à mão uma garrafa d’água para manter-se hidratado e uma barrinha de cereal ou uma fruta no porta-luvas. Veja dicas de hábitos saudáveis:

  • atividade física regular;
  • não consumir bebidas alcoólicas em excesso;
  • não fumar;
  • mantenha distância das drogas;
  • reserve um tempo para o lazer.

Viu que é possível evitar os maus hábitos do caminhoneiro? Tenha em mente que para viver melhor, não só como profissional, mas como um cidadão exemplar, é necessário manter a saúde física e mental. Por isso, comece logo a colocar em prática as nossas dicas.

Entre agora em nosso site e garanta o seu Exame Toxicológico. A LABET tem sempre as melhores condições para você!

Powered by Rock Convert