Aproveite o ponto de parada, a pausa de 30 minutos para descanso a cada 4 horas rodadas está prevista em Lei, portanto, é obrigatória.

O ponto de parada é estratégico para todos que trabalham rodando pelas estradas, não é verdade? É a hora de relaxar, comer uma boa refeição e revisar a rota. Outros caminhoneiros podem oferecer sugestões e sempre tem uma boa conversa com a “turma do volante”.

A legislação prevê que os motoristas profissionais de transportes terrestres façam uma pequena pausa de meia hora a cada 4 horas rodadas, com até 2 horas extras por dia. Detalhe importante, as jornadas devem ter um intervalo de no mínimo 11 horas entre si.

Neste texto, vamos falar sobre a importância de cumprir fielmente a pausa no ponto de parada. É importante para o bem-estar do trabalhador e também para o bom andamento do seu serviço. Boa leitura!

Ponto de parada: conserve a direção sempre impecável

Amigo, se pretende viver mais alguns bons anos, melhor começar a se cuidar. A função de motorista é naturalmente cansativa para o corpo e a mente. Exige muito foco, reflexos apurados e resistência para passar longas horas sentado.

Para que o corpo esteja em pleno funcionamento, o descanso obrigatório é fundamental. Manter-se saudável não é só ter uma dieta balanceada. Você fuma? Consome muita bebida alcoólica? Está sedentário? Os motoristas, infelizmente, estão mais propensos ao sobrepeso, sabia?

Muitos problemas de saúde podem ser evitados criando uma rotina que contemple refeições periódicas e completas (não vale coxinha ou pão com linguiça), uma caminhada leve, ou mesmo, uma corrida, noites de sono bem dormidas e, é claro, ser rigoroso nas pausas para descansar no ponto de parada.

Repor as energias: ocupando o tempo no ponto de parada

Não realizar o tempo obrigatório de pausa, além de ser prejudicial a saúde, compromete a direção do veículo e pode dar multa. Então, fique atento. Não parar para descansar é assumir riscos desnecessários, lembre-se. Veja algumas ideias para ocupar o seu tempo no ponto de parada.

1. Alimentação

Não force o seu corpo a sobreviver a base de lanches prontos e comida industrializada. Não vale a pena economizar pouco tempo e se alimentar mal. Aproveite o restaurante do ponto de parada para fazer uma refeição decente.

2. Pernoite

O ponto de parada, geralmente, tem um pátio onde você pode estacionar o caminhão tranquilamente e ter uma noite de sono relaxante. A Lei obriga o caminhoneiro a cumprir ao menos 11 horas de descanso entre as jornadas, fique atento.

Deixe seu email e ganhe desconto na compra do seu Exame Toxicológico na LABET!

3. Abastecimento do veículo

Confira o nível do combustível e faça o possível para andar sempre abastecido. Também, aproveite a parada para dar uma olhada nos níveis de fluido, óleo e água.

4. Estudo do trajeto

Uma boa ideia é perguntar aos outros motoristas, no ponto de parada, sobre dicas de caminhos alternativos para evitar o congestionamento, melhores lugares para repousar, postos com bom preço de combustível e restaurantes que sirvam comida sempre fresca. Os colegas profissionais sempre têm informações importantes sobre as condições das estradas, aproveite o conhecimento deles.

Viu que o ponto de parada pode ser estratégico para o bom desempenho na direção? Não dê motivos para receber uma multa, programe suas pausas para não perder tempo e ganhar agilidade no trajeto.

Se deseja ler mais conteúdos informativos como este, confira outro artigo sobre como o exame toxicológico tem colaborado para a redução de acidentes nas rodovias.

Powered by Rock Convert