A tecnologia tem melhorado o resultado de muitas profissões. Da sala de aula ao motorista profissional, todas as áreas podem se beneficiar das tendências tecnológicas.

Quem não tem vontade de sempre acompanhar as tendências tecnológicas, não é mesmo? Os modelos de smartphones que são lançados a toda hora, por exemplo, sempre trazem alguma novidade. Uma função diferente, sistema operacional mais rápido, câmeras melhores e com ainda mais opções de configuração, sistema GPS atualizados e outras finalidades.

Poderíamos enumerar diversas funções e melhorias para os celulares, mas não dá para deixar de citar o quanto as novas tecnologias têm ajudado os motoristas profissionais. Desde grupos de WhatsApp que tornam a categoria mais unida até sistemas de segurança contra roubo de carga.

Neste texto, vamos explicar como 5 tendências tecnológicas têm auxiliado os bons motoristas. Boa leitura!

Por que seguir as tendências tecnológicas?

Se busca facilitar o serviço, melhor começar a observar como as coisas mudam. Notas fiscais feitas à mão, por exemplo, estão ficando obsoletas, já reparou? Hoje em dia ninguém mais usa telefone fixo, todos têm o próprio celular e o fax foi extinto pelo e-mail.

Veja o caso dos professores em sala de aula. Os recursos de áudio e vídeo são muito diferentes dos de antigamente. Os alunos podem aprender com mais riqueza de detalhes e assistir conteúdos sobre qualquer matéria. Com certeza vão se interessar mais pelos assuntos, concorda?

E para a profissão de caminhoneiro, as tendências tecnológicas prometem ajudar bastante na rotina de volante. Nos grupos de WhatsApp estão dicas de pontos de parada, postos de combustível com bom preço e até informações sobre as condições das estradas

Quais as melhores tendências tecnológicas para caminhoneiros?

1. Caminhão inteligente

A proposta é que o veículo seja conectado com empresa, cliente e colegas motoristas enquanto estiver em funcionamento. Dessa forma, é possível acompanhar em tempo real o desempenho do motorista e comunicar sobre qualquer desvio, bloqueio ou acidente, por exemplo.

2. Direção semi-autônoma

Funciona como um piloto automático. É uma tecnologia em teste, mas promete ser uma verdadeira tendência tecnológica para o mundo dos transportes. Nesse caso, o caminhão continua precisando de um motorista, mas o condutor poderá desempenhar várias funções simultâneas.

Deixe seu email e ganhe desconto na compra do seu Exame Toxicológico na LABET!

3. Software de segurança

Podem ser kits de travas eletrônicas com senha, fechaduras temporizadas, alarmes, sensores, câmeras e localizadores via satélite. Os localizadores mais modernos são praticamente imperceptíveis e bem confiáveis.

4. Software de gerenciamento de frota

Todos os dados da frota ficam arquivados no software. Facilita a agenda de manutenção preventiva, a troca de óleo, o rodízio de pneus e produz relatórios completos para a análise dos gestores.

5. Aplicativos de otimização do trabalho

O Drivvo é um aplicativo que auxilia em diversos aspectos da vida de motorista. Ajuda no controle de gastos, prestações do veículo, multas e economia de combustível, dentre outras funções.

O TruckPad é para os autônomos. Quer arrumar um frete no trajeto de volta? Esse aplicativo busca possíveis clientes sem que você tenha que ir atrás deles. Verdadeira “mão na roda”!

As tendências tecnológicas estão à disposição de todos. Para não ficar ultrapassado, melhor é já começar a pensar em adotar nossos conselhos. E não tenha receio da mudança quando ela vem trazendo melhorias, certo?

Por falar em tecnologia, entre em contato com a LABET para fazer o seu Exame Toxicológico com o que há de mais moderno disponível para esse tipo de análise. Até mais!

Exame toxicológico na LabetPowered by Rock Convert